O coro dos contrários

O coro dos contrários José Miguel Wisnik


Compartilhe


O coro dos contrários


a música em torno da semana de 22




Originalmente uma dissertação de mestrado, o livro destaca a heterogeneidade do campo musical na Semana de 22, a partir de ampla pesquisa que aproxima música e literatura.
Na primeira parte, aponta as raízes do projeto ideológico modernista de Coelho Neto para a música, por meio da análise de sua obra e representatividade na música e na poesia.
Na segunda parte, identifica o estudo da atividade musical na Semana de 22 como um acontecimento. O programa musical da Semana é detalhado e a participação dos intérpretes analisada, bem como os desdobramentos imediatos e as polêmicas.
A parte três apresenta as relações entre música e poesia, estabelece as conexões e críticas, indica a produção textual em revistas da época e destaca o pensamento poético e musical de Mário de Andrade.
A parte quatro é uma análise mais aprofundada da linguagem musical e da obra de Villa-Lobos no contexto modernista ampliado e atenta para a diversidade das manifestações musicais que incorporavam aspectos de composição requintados e primitivos, gerando uma tensão entre futurismo e primitivismo.
Disponível também nas bibliotecas do MP/ECA/IEB-USP e da PMSP.

Edições (1)

ver mais
O coro dos contrários

Similares

(3) ver mais
Ensaio sobre Música Brasileira
O Som e o Sentido
História social da Música Popular Brasileira

Estatísticas

Desejam8
Trocam1
Avaliações 9.5 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

39%

61%

Deisi
cadastrou em:
29/01/2012 09:48:21

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR