O Corredor Estreito

O Corredor Estreito Daron Acemoglu...


Compartilhe


O Corredor Estreito


Estados, Sociedades e o Destino da Liberdade




Inédito no Brasil, O corredor estreito estuda as condições necessárias para que os países vejam o nascimento da liberdade ― ou sua extinção.

Após o sucesso de Por que as nações fracassam, best-seller do The New York Times, os renomados economistas Daron Acemoglu e James A. Robinson fazem um levantamento das formas que a relação entre sociedade e Estado podem tomar a partir de uma base elementar: a liberdade ― ou a ausência dela.

No centro de sua teoria, explicam que a liberdade só é mantida por meio de um embate constante entre a população e quem a governa. Se um Estado forte é necessário para conter a violência, impor a ordem, fomentar a prosperidade econômica e oferecer meios para que a população possa seguir os caminhos que escolher, é igualmente importante uma sociedade forte e mobilizada para controlar e limitar os excessos do poder estatal.

A liberdade é rara: no jogo de poder que a estabelece, a vontade individual encontra seu limite no outro, e os dois lados precisam ter forças equivalentes para que floresça. Há, porém, exemplos na história em que a tensão dá espaço ao diálogo, e o que antes era um campo de batalha se torna um corredor estreito que tanto a sociedade quanto o Estado podem trilhar em sua cooperação para pavimentá-lo.

Em tempos de incertezas e instabilidade ― em que o corredor estreito da liberdade corre o risco de se tornar um atalho para a ruína ―, a genialidade de Acemoglu e Robinson constrói neste livro os caminhos pelos quais sociedade e Estado podem colaborar para o desenvolvimento mútuo.

Literatura Estrangeira / Não-ficção / Política

Edições (1)

ver mais
O Corredor Estreito

Similares

(3) ver mais
Por Que as Nações Fracassam
Porque falham as nações

Estatísticas

Desejam7
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

38%

63%

Carlos.Eduardo
cadastrou em:
18/04/2022 21:07:46
Pri Paiva
editou em:
29/04/2022 14:59:39
Pri Paiva
aprovou em:
29/04/2022 15:00:16

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR