O cortiço

O cortiço Aluísio Azevedo


Compartilhe


O cortiço (Clássicos Comentados)





Em 1890, pela primeira vez na ficção científica brasileira, um romancista ousou fazer dos grupos sociais inferiores o tema central de uma obra, retratando o mundo dos operários, lavadeiras, prostitutas e todo tipo de gente de vida ordinária para compor um painel das massas populares, até então jamais tentado. E isso sem qualquer idealização populista. Pelo contrário, ao registrar a emergente classe dos trabalhadores livres e suas precárias condições de existência, Aluísio Azevedo simultaneamente impugna a sociedade que permite o surgimento de tanta miséria e mostra o caráter disforme e quase monstruoso dos habitantes do cortiço. Estes homens e mulheres arrastados pelo determinismo do meio e dos instintos - de acordo com a concepção naturalista da época - parecem viver apenas em função das necessidades mais elementares como o sexo e a busca de alimento. Por isso, às vezes transmitem a impressão de que são animais, impressão reforçada pelo léxico do narrador, que os designa impiedosamente como bestas, vermes, larvas, etc. Há também no romance uma surpreendente visão da desordem e da sensualidade, imperantes na habitação coletiva, como produtos dos trópicos. O sol, a lua e o calor, com sua força dissolvente, fomentam transgressões morais e sexuais de toda ordem e esta turbulência dos instintos torna-se símbolo de uma forma brasileira de ser e existir.

Contudo, apesar da degradação que marca todas as personagens, a obra está impregnada de extraordinária força vital, de erotismo quase selvagem e de primitiva alegria de existir e sobreviver. Estes elementos se impõem sobre a visão enauseada do romancista e transformam O Cortiço no texto clássico do nosso Naturalismo.

Aventura / Crônicas / Drama / Ficção / História do Brasil / Literatura Brasileira / Romance / Suspense e Mistério

Edições (134)

ver mais
O Cortiço
O Cortiço
O Cortiço
O cortiço

Similares

(95) ver mais
A metamorfose
Inocência
As Parceiras
Casa de pensão

Resenhas para O cortiço (538)

ver mais
A Última Palavra em Soluções Imobiliárias
on 24/9/13


Confesso que comprei "O Cortiço" com aquele pé atrás de estudante de escola pública obrigado a ler livros de autores nacionais. Achei o tomo em uma padaria (!) que fica ao lado da rodoviária de minha cidade por causa do atraso do ônibus, e paguei a bagatela de R$3,00 ( Menos da metade de uma daquelas revistas toscas sobre tatuagens ou penteados que estavam do lado) . Movido apenas pelo medo do tédio de ter que ficar ali sentado por muito tempo sem ter o que fazer e pra não perder a op... leia mais

Vídeos O cortiço (16)

ver mais
AUDIOLIVRO:  O Cortiço, de Aluísio de Azevedo

AUDIOLIVRO: O Cortiço, de Aluísio de Azevedo

O cortiço Aluísio Azevedo

O cortiço Aluísio Azevedo

Projeto lendo UFRGS - O cortiço

Projeto lendo UFRGS - O cortiço

ANÁLISE CONCISA (FÁCIL): O CORTIÇO, DE ALUÍSIO AZEVEDO, E SUA ETERNA ATUALIDADE | MUNDOS IMPRESSOS

ANÁLISE CONCISA (FÁCIL): O CORTIÇO, DE ALUÍSI


Estatísticas

Desejam1.340
Trocam1.047
Avaliações 3.6 / 35.740
5
ranking 25
25%
4
ranking 31
31%
3
ranking 30
30%
2
ranking 10
10%
1
ranking 4
4%

24%

76%

Dali
cadastrou em:
11/08/2019 19:23:08
Dali
editou em:
15/11/2019 20:33:59