O crime do Padre Amaro

O crime do Padre Amaro Eça de Queirós


Compartilhe


O crime do Padre Amaro (L&PM Pocket #515)





Publicado em 1875, O crime do padre Amaro gerou polêmica, escândalo e revolta, sobretudo nos meios eclesiásticos e na alta sociedade. Tratava-se da primeira obra de ficção do jovem e promissor Eça de Queiroz (1845-1900), que ainda legaria à literatura universal clássicos como O primo Basílio (1878), Os Maias (1888) e A ilustre casa de Ramires (1900), entre muitos outros.
A razão do escândalo: no romance, o recém-ordenado padre Amaro vai trabalhar na cidade portuguesa de Leirira (onde o próprio Eça de Queiroz viveu no período que escreveu a obra). Lá, colocando em prática o que aprendera no seminário, depara-se com as contradições e as impossibilidades do catolicismo tal como pregado e praticado. E acaba envolvendo-se de maneira perigosa com a jovem Amélia, num drama levado à mais alta realização pela verve narrativa e estilística do autor.
O livro inaugura o chamado realismo na literatura portuguesa, e descrições tão cruas de hipocrisias envolvendo o clero, a própria religião católica e a sociedade burguesa chocaram o moralismo da época. Hoje, mais de cem anos após sua publicação, O crime do padre Amaro matém seu lugar de marco na literatura portuguesa e mundial, e, por outro lado, entre os ataques mais ferinos jamais feitos pela literatura aos dogmas da Igreja Católica.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (49)

ver mais
O Crime do Padre Amaro
O crime do padre Amaro
O Crime do Padre Amaro
O Crime do Padre Amaro

Similares

(14) ver mais
O Seminarista
A Cidade e as Serras
A Virgem Guaraciaba
Os Maias

Resenhas para O crime do Padre Amaro (186)

ver mais
O gozo da santa
on 27/2/09


Dizer que não gosto de literatura portuguesa fica no mínimo estranho depois de ter me aproximado tanto de inúmeros autores lusitanos desde Camões aos mais contemporâneos como Sophia de Mello-Breyner ou Manuel Alegre, no entanto, a quebra de preconceitos com esta outra literatura deste outro português se deu pela leitura deste que eu considero o melhor livro já escrito em terras lusitanas. e olha que eu considero muito a Mensagem ou os sonetos de Bocage. No entanto, quando Eça de Queiró... leia mais

Vídeos O crime do Padre Amaro (4)

ver mais
Episódio 51 - O Crime do Padre Amaro, by Isamara Oliveira

Episódio 51 - O Crime do Padre Amaro, by Isam

O CRIME DO PADRE AMARO do Eça de Queiroz ? | Alegria Literária

O CRIME DO PADRE AMARO do Eça de Queiroz ? |

Opinião | O Crime do Padre Amaro

Opinião | O Crime do Padre Amaro

El Crimen del Padre Amaro

El Crimen del Padre Amaro


Estatísticas

Desejam463
Trocam131
Avaliações 3.8 / 5.668
5
ranking 32
32%
4
ranking 35
35%
3
ranking 24
24%
2
ranking 7
7%
1
ranking 2
2%

22%

78%

Pablo Italo.
cadastrou em:
18/04/2009 10:31:40
Silvio
editou em:
13/11/2020 15:29:11

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR