O Crocodilo

O Crocodilo Fiódor Dostoiévski


Compartilhe


O Crocodilo (Coleção Leste)


E Notas de Inverno sobre Impressões de Verão




Numa sofisticada galeria de lojas em São Petersburgo, o funcionário público Ivan Matviéitch é engolido vivo por um réptil exposto à visitação. Com este acontecimento insólito Dostoiévski inicia 'O Crocodilo', um conto imprevisível que, mais de cem anos depois, continua a intrigar os leitores - tanto pela sátira impiedosa à burocracia como por sua crítica à concepção de progresso em voga na Rússia.

Já o segundo texto que compõe este livro, 'Notas de Inverno Sobre Impressões de Verão', é escrito num tom bastante distinto. Aqui Dostoiévski faz o relato febril, quase vertiginoso, de uma viagem que realizou por vários países da Europa no verão de 1862. Particularmente reveladoras são suas observações sobre as metrópoles de Londres e Paris, que resultam numa análise aguda - e atualíssima - da 'personalidade ocidental', cindida entre os pólos do individualismo e da fraternidade, da ambição e do sacrifício.

Contos / Literatura Estrangeira / HQ, comics, mangá

Edições (4)

ver mais
O Crocodilo
O Crocodilo
O Crocodilo
O Crocodilo

Similares

(28) ver mais
Contos russos
Noites Brancas
Niétotchka Niezvânova
A Senhoria

Resenhas para O Crocodilo (12)

ver mais
(...) com o murmurejar das águas, lhe recordam que... etc. etc
on 22/12/09


Admito que fiz um esforço para terminar essas duas obras. Ambas satíricas, tive a sensação de entrar em um território estrangeiro, loooonge longe demais para mim; mas teve suas vantagens. "O Crocodilo" é um conto inacabado que retrata muito bem falsos valores presentes até hoje na sociedade. Apesar de não ser conclusivo, seu objetivo geral é percebido em suas páginas. "Notas de Inverno Sobre Impressões de Verão" é o que me realmente me passou a sensação incialmente descrita. Dostoiév... leia mais

Estatísticas

Desejam250
Trocam5
Avaliações 3.7 / 499
5
ranking 24
24%
4
ranking 36
36%
3
ranking 31
31%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Helena
cadastrou em:
06/05/2009 16:32:34