Frank Wedekind chamou sua peça teatral O despertar da primavera de “tragédia infantil”, e, como é próprio da tragédia, aqui também há mortes. A peça foi inspirada em acontecimentos reais da vida do próprio autor. Dois de seus colegas de escola, Frank Oberlin e Moritz Dürr, cometeram suicídio em 1883 e 1885, respectivamente. Dürr relatara a Wedekind sua intenção de se matar, e Wedekind prometeu-lhe escrever um drama sobre sua história. O objetivo do autor, no sentido de ilustrar e alcançar o significado social da obra malogrou, e, ao contrário, as instituições viram nela uma invasão da autoridade tradicional e uma violação dos direitos inalienáveis à família. A sequência de cenas bem articuladas, o diálogo expressivo e lírico, os elementos visionários e surrealistas, indicam o autor como um precursor do drama expressionista. A história gira em torno de um grupo de jovens que se veem confrontados com os problemas da instabilidade psicológica causada pela puberdade e da distância que os separa da moral social ante suas curiosidades sexuais. Wedekind aproxima-se da interioridade dos jovens de tal forma que consegue desvelar, diante de nossos olhos, suas alegrias e tristezas, esperanças e desesperos, lutas e tragédias.
Drama / Literatura Estrangeira