O Despertar de Um Homem

O Despertar de Um Homem Tobias Wolf


Compartilhe


O Despertar de Um Homem





A maior parte das pessoas tende a ser muito seletiva nas recordações de infância. Montam um painel de lembranças doces e inocentes como um álbum de fotografia, deixando de lado os jogos de poder, as frustrações e as traições. Acontece que a infância é tudo, menos inocente. É um jogo repleto de possibilidades do bem e do mal.



Este é o cenário que Tobias Wolff nos oferece no seu livro de memórias. O despertar de um homem é um torpedo literário sobre o crescimento, contado do ponto de vista de uma criança. A escrita de Wolff atrai por sua honestidade dessentimentalizada e pela vontade de revelar o que nós, quando adultos, tendemos a esquecer.



A história começa na América dos anos 1950, quando o jovem Toby Wolff ( que muda o nome para Jack) e sua mãe, Rosemary, iniciam uma vida nômade e fragmentada. A próxima mudança, entre tantas outras, é em direção ao estado de Utah, para tentar enriquecer com "a corrida do urânio". No meio da viagem, Rosemary encontra e acaba se envolvendo com Dwight – aparentemente o melhor companheiro que encontrara.



A tentativa de criar raízes desperta uma série de conflitos para Toby, principalmente pela tumultuada relação com o padrasto e seus três filhos adolescentes. Dwight revela-se um homem problemático, que explora as formas de dominação como um modo de compensar a insegurança e a debilidade emocional.



Em frases secas e cortantes Toby/ Jack manipula o ambiente para construir um mundo próprio, onde a figura do pai é venerada como um elemento místico. Ele passa a criar um personagem de aventuras (como Jack London), fantasia, fugas, mente sobre sua vida e falsifica tudo o que for possível para retratar o garoto que ele gostaria de ter sido.




Edições (1)

ver mais
O Despertar de Um Homem

Similares


Resenhas para O Despertar de Um Homem (1)

ver mais
Leonardo DiCaprio as Jack/Toby
on 25/12/23


O despertar de um homem são as memórias do próprio autor, Tobias Wolff, sobre sua infância e juventude. Foi uma ótima leitura, que me marcou pela sua atmosfera e sinceridade. Amei os momentos em que ele trouxe os seus devaneios e fantasias, sobre ser e fazer coisas extraordinárias. Rolou uma identificação. Contudo, só assistir ao filme já seria o suficiente. O livro é um tanto filler.... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam2
Avaliações 4.1 / 9
5
ranking 22
22%
4
ranking 67
67%
3
ranking 11
11%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

41%

59%

Vinicius
cadastrou em:
21/05/2010 13:56:12

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR