O Desprezo das Massas

O Desprezo das Massas Peter Sloterdijk


Compartilhe


O Desprezo das Massas


Ensaio Sobre Lutas Culturais na Sociedade Moderna




Recorrendo a Nietzsche, Heidegger, Rorty, entre outros, Sloterdijk aborda uma relação problemática por excelência: os intelectuais e as massas. O desprezo das massas é um brilhante ataque que o filósofo alemão Peter Sloterdijk desfere contra o senso comum “ilustrado”, dada a asfixia do pensamento em exercícios diletantes das formas, amante de uma álgebra inútil.

Partindo de um diálogo com Elias Canetti e seu diagnóstico acerca da agressividade da massa (essa heroína apressada de uma modernidade iludida) contra o talento e a diferença antropológica vertical, e estendendo esse diálogo a Heidegger, Nietzsche, Foucault, Rorty (criticando nesse sua aposta em uma estupidez democrática anti-filosófica), entre outros, Sloterdijk chega mesmo a buscar luzes em alguns momentos da teologia da graça, mais uma vez revelando sua qualidade de não dizer o que é normalmente considerado como de “bom tom” para as “posturas inteligentes modernas”.

Aliás, essa tem sido sua tônica: dizer aquilo que a militância das “massas inteligentes” desprezam: “Por essa razão em todo mundo crescem como erva daninha aquelas comissões de ética que, como institutos da destroçada filosofia, querem substituir os sábios.”


-- Luiz Felipe Pondé, Dep. de Teologia - PUC-SP

Filosofia

Edições (1)

ver mais
O Desprezo das Massas

Similares

(16) ver mais
O Estranhamento do Mundo
Esferas I
O Zelo de Deus
Regras Para o Parque Humano

Resenhas para O Desprezo das Massas (2)

ver mais
on 15/3/10


Não faz muito tempo, os filósofos alemães Peter Sloterdijk e Jürgen Habermas protagonizaram o mais barulhento Fla-Flu filosófico desde os tempos de Jean-Paul Sartre e Raymond Aron, para surpresa dos ingênuos que acreditam que filósofos são seres tranqüilos e impassíveis. Em "Regras para um Parque Humano" Sloterdijk criticou a tradição humanista e discutiu a emergência de uma nova sociedade pós-letrada e pós-democrática na qual os filósofos não estariam limitados a elucidar questões m... leia mais

Estatísticas

Desejam20
Trocam1
Avaliações 3.7 / 22
5
ranking 18
18%
4
ranking 50
50%
3
ranking 18
18%
2
ranking 14
14%
1
ranking 0
0%

55%

45%

Aline
cadastrou em:
05/03/2010 19:48:09
Cioran E.
editou em:
22/05/2018 18:59:38

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR