O diabo no corpo

O diabo no corpo Raymond Radiguet


Compartilhe


O diabo no corpo





Uma história de amor ao mesmo tempo bela e cruel, escrita por um talento precoce, que causou sensação quando foi publicada na Paris do início dos anos 1920.

Em meio ao sofrimento das trincheiras da Primeira Guerra Mundial, a jovem esposa de um soldado em batalha inicia um caso com um adolescente de dezesseis anos, o narrador deste O diabo no corpo. O envolvimento entre os dois vai se tornando mais sério. Ela engravida. O falatório começa a se espalhar pela vizinhança. O cerco se fecha sobre os amantes. Um final trágico se anuncia.

Quando publicado pela primeira vez, em 1923, o livro de estreia de Raymond Radiguet causou sensação nos círculos letrados de Paris - em parte por se tratar da produção de um prodígio, escrita quando seu autor tinha dezessete anos, e por ser considerada uma obra-prima por um autor do quilate de Jean Cocteau. Acrescentando ao clima geral de expectativa em torno do livro antes ainda de seu lançamento, tratava-se de uma história de inspiração autobiográfica - o jovem escritor havia se envolvido em um escandaloso caso de amor com uma professora na adolescência. Apesar da estreia promissora, O diabo no corpo acabou sendo o único sucesso que Radiguet conheceu em vida.

O autor faleceu poucos meses depois, de febre tifoide, aos vinte anos de idade.

Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
O diabo no corpo

Similares

(9) ver mais
O Enforcado
O Cavalariço da Providence
O Cão Amarelo
A Noite da Encruzilhada

Resenhas para O diabo no corpo (6)

ver mais
Promissor.
on 6/7/20


Esta é uma história de amor juvenil. Melhor que isso, do arrebatamento e descoberta do amor, de seu egoísmo e vigor, de sua displicência. E tal qual as histórias proibidas, em que o perigo é iminente, O Diabo no Corpo flerta com a morte de forma ingênua e intencionada. Sua intenção se justifica pela consequência de um romance velado (para quem?), ao passo que sua ingenuidade se apresenta em uma passagem onde o autor prevê a própria morte. Nesta novela se percebe nítido o talento, pront... leia mais

Estatísticas

Desejam36
Trocam5
Avaliações 3.8 / 116
5
ranking 27
27%
4
ranking 39
39%
3
ranking 26
26%
2
ranking 5
5%
1
ranking 3
3%

36%

64%

Paula
cadastrou em:
06/05/2013 12:10:18
Alê | @alexandrejjr
editou em:
03/01/2021 03:12:50