O divisor de nuvens

O divisor de nuvens Russell Banks


Compartilhe


O divisor de nuvens





Uma das figuras mais carismáticas e desconhecidas da história norte-americana, John Brown é um ícone na luta antiescravagista daquele país. Ativista, guerrilheiro, terrorista e, por fim, mártir, ele foi uma espécie de Che Guevara dos Estados Unidos na metade do século XIX. É sob a ótica do enigmático filho do herói, Owen Brown, que o consagrado escritor Russel Banks (autor de Temporada de caça e O doce amanhã) constrói o romance histórico O divisor de nuvens.

Ambientado nos Estados Unidos do final do século XIX, o livro relata o movimento anti-escravagista de 1840, acompanhando-o até a brutal guerrilha do Kansas Sangrento. Mais que um testemunho do conflito que alterou a história americana, Russel Banks delineia um retrato íntimo, comovente e complexo da vida numa sociedade americana rural do século XIX.

O divisor de nuvens mostra como a causa política acabou controlando e, posteriormente, destruindo a vida de toda uma família. É o filho Owen quem traça o perfil de John Brown, primeiro como um convencional chefe de família e comerciante, para em seguida revelar como o pai, ao chegar à meia-idade, abraça a causa abolicionista e a ação revolucionária. Owen relata também a aliança do ativista com Harriet Tubman, líder de guerrilheiros antiescravagistas e o criador do mais ousado plano para libertar escravos jamais imaginado.

A figura de John Brown sempre foi objeto de polêmica. Alguns historiadores o descrevem como um fanático religioso, outros tentam minimizar seus feitos ao afirmar que ele foi um mero charlatão e ladrão de cavalos. Mas há os que acreditam que Brown foi o único mártir branco na história do conflito racial nos EUA.

O divisor de nuvens recria o cenário político e social da história norte-americana desde os anos anteriores à Guerra Civil, quando a escravidão dividia o país, sedimentando a narrativa com cenas da vida doméstica e dos campos de batalha da Guerra de Secessão, marcando a fogo a figura de John Brown na memória dos leitores.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
O divisor de nuvens

Similares

(8) ver mais
The Confessions of Nat Turner
As confissões de Nat Turner
Enterrem as Correntes
Caminho da Liberdade

Resenhas para O divisor de nuvens (3)

ver mais
on 18/5/09


Não sabia bem o que esperar do livro. Mas foi só ler as primeiras páginas para ficar preso na história. É mais um romance histórico que narra a trajetória de John Brown, um abolicionista americano, do ponto de vista de um de seus filhos, que o acompanhou na luta contra a escravidão. Muitos acreditam que as investidas realizadas pelos Brown, culminaram com a explosão da Guerra Civil.... leia mais

Estatísticas

Desejam13
Trocam1
Avaliações 3.2 / 19
5
ranking 16
16%
4
ranking 37
37%
3
ranking 11
11%
2
ranking 26
26%
1
ranking 11
11%

37%

63%

Mara Rúbia
cadastrou em:
28/01/2009 09:29:26
Jenifer
editou em:
01/09/2019 16:04:55