O duelo

O duelo Giacomo Casanova


Compartilhe


O duelo (Coleção: A arte da novela)





Fugindo da justiça, o veneziano deixa sua cidade natal e aventura-se pela Europa, amealhando e perdendo fortunas, e sendo bem recebido por reis e rainhas. Em Varsóvia, por um motivo tolo, sente-se ofendido pelo nobre Xaverio Braniscki, um homem próximo ao rei e que “tinha aprendido a derramar o sangue dos inimigos sem os odiar, a vingar-se sem ira, a matar sem descortesia, a preferir a honra, que é um bem imaginário, à vida, que é o único bem real do homem”. Desafia-o para um duelo. Com extrema cordialidade, combinam os detalhes e se batem.

Nesta novela ambientada no século XVIII, com fortes elementos autobiográficos, os costumes e frivolidades das realezas, e das pessoas que as cercam, são descritos por Casanova com ironia refinada. Tem-se aqui um retrato das cortes europeias, com seus códigos de honra, suas pequenas veleidades e a arte de agradar aos monarcas como habilidade essencial.

Um dos poucos trabalhos escritos em italiano por Casanova, que escreveu em francês suas memórias, O duelo é um exemplo vívido do talento literário do maior sedutor de todos os tempos.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
O duelo

Similares

(2) ver mais
O duelo
O duelo

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 100
100%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

17%

83%

Jenifer
cadastrou em:
06/09/2019 11:15:04