O Duplo

O Duplo Fiódor Dostoiévski


Compartilhe


O Duplo


Poema de Petersburgo




O Duplo é um dos primeiros livros escritos por Dostoievski, que revela já o estilo próprio desse autor que tem o seu auge nos chamados grandes romances, como Crime e Castigo, O Idiota, Os Possessos e Os Irmãos Karamazov.

Neste pequeno livro, Dostoievski revela já toda a sua arte na escalpelização psicológica completa de um personagem, fazendo sentir na nossa própria pele todas as suas questões, angústias e comportamentos, como só ele sabe fazer.

Neste romance, Dostoievski, a partir do retrato de um funcionário público da época, com as suas pequenas ambições e invejas, cria um duplo desse mesmo personagem e coloca-o a interagir com ele, assumindo esse personagem (duplo) um comportamento quase complementar dele próprio, rivalizando com ele e ridicularizando-o em todas as ocasiões em que tal se proporciona.

Desta forma, o personagem, através dele próprio ou do seu duplo, interage com a sociedade onde se move(m), expondo a nu todas as subtilezas do relacionamento e influências dentro dessa mesma sociedade.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (6)

ver mais
El Doble
O Duplo
O Duplo
O Duplo

Similares

(13) ver mais
O Processo
O Homem Duplicado
O Retrato
Obras Primas do Conto Russo

Resenhas para O Duplo (85)

ver mais
on 1/12/20


Dostoiévski trabalha com personagens miseráveis, humilhados, pobres, com poucas perspectivas de uma vida melhor. Golyádkin é um personagem que, talvez, poderia ascender na vida, não fosse sua loucura e mediocridade como pessoa. Seu duplo nada mais é do que uma projeção do que ele gostaria de ser: desenvolto, bonito, falante, persuasivo. E é justamente esse desejo de ser diferente ? retratado pelo seu duplo ? que o leva para mais fundo nesse poço e o afoga em paranóias.... leia mais

Vídeos O Duplo (1)

ver mais
Resenha - O Duplo

Resenha - O Duplo


Estatísticas

Desejam496
Trocam5
Avaliações 4.0 / 1.434
5
ranking 36
36%
4
ranking 40
40%
3
ranking 19
19%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

41%

59%

Helena
cadastrou em:
23/09/2010 09:40:09

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR