O Duplo

O Duplo Fiódor Dostoiévski


Compartilhe


O Duplo


Poema de Petersburgo




O Duplo é um dos primeiros livros escritos por Dostoievski, que revela já o estilo próprio desse autor que tem o seu auge nos chamados grandes romances, como Crime e Castigo, O Idiota, Os Possessos e Os Irmãos Karamazov.

Neste pequeno livro, Dostoievski revela já toda a sua arte na escalpelização psicológica completa de um personagem, fazendo sentir na nossa própria pele todas as suas questões, angústias e comportamentos, como só ele sabe fazer.

Neste romance, Dostoievski, a partir do retrato de um funcionário público da época, com as suas pequenas ambições e invejas, cria um duplo desse mesmo personagem e coloca-o a interagir com ele, assumindo esse personagem (duplo) um comportamento quase complementar dele próprio, rivalizando com ele e ridicularizando-o em todas as ocasiões em que tal se proporciona.

Desta forma, o personagem, através dele próprio ou do seu duplo, interage com a sociedade onde se move(m), expondo a nu todas as subtilezas do relacionamento e influências dentro dessa mesma sociedade.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (5)

ver mais
O Duplo
O Duplo
O Duplo
O Duplo

Similares

(13) ver mais
O Processo
O Homem Duplicado
O Retrato
Obras Primas do Conto Russo

Resenhas para O Duplo (55)

ver mais
"Assim é a coisa!"
on 2/10/12


Durante a narração de O Duplo, Dostoiévski constantemente chama o seu protagonista de herói: O nosso herói, O herói dessa história. Tudo isso não passa de um efeito satírico, pois ao longo do romance enfrentamos uma completa desestruturação do conceito clássico de herói dentro de uma narrativa. O que temos é um personagem hediondo assombrado por uma monstruosidade: o seu próprio duplo. Aqui Dostoiévski antecipa em alguns anos aquilo que ficou conhecido como uma narrativa kafkiana: um e... leia mais

Vídeos O Duplo (1)

ver mais
Resenha - O Duplo

Resenha - O Duplo


Estatísticas

Desejam489
Trocam3
Avaliações 4.0 / 1.184
5
ranking 37
37%
4
ranking 40
40%
3
ranking 18
18%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

43%

57%

Helena
cadastrou em:
23/09/2010 09:40:09