O Duplo

O Duplo Fiódor Dostoiévski


Compartilhe


O Duplo


Poema de Petersburgo




Pouco depois de seu aclamado romance de estreia, Gente pobre (1846), Dostoiévski publicava O duplo. Embora incompreendido pela crítica da época, devido à novidade do tema e ao experimentalismo formal propostos, o autor sempre teve plena convicção sobre sua importância, a ponto de escrever no Diário de um escritor, vinte anos mais tarde: "nunca dei uma contribuição mais séria para a literatura do que essa".

De fato, o drama do pequeno funcionário que, oprimido pelo contraste entre a imagem que faz de si mesmo e a realidade, passa a enxergar e conviver com seu próprio duplo — que o persegue e ameaça levá-lo à loucura —, era já o primeiro esboço do principal personagem-tipo dostoievskiano: o "homem do subsolo", o indivíduo cindido internamente que se desdobraria no Raskólnikov de Crime e castigo, no Míchkin de O idiota, em Ivan Karamázov e em vários outros.

Influenciada por Hoffmann e Gógol, esta história — capaz de suscitar igualmente o riso e a dor — ganha aqui sua primeira tradução direta do russo, que busca preservar todas as nuances do texto, e vem acompanhada de uma seleção das magníficas ilustrações do artista expressionista austríaco Alfred Kubin (1877-1959).

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (5)

ver mais
O Duplo
O Duplo
O Duplo
O Duplo

Similares

(13) ver mais
O Processo
O Homem Duplicado
O Retrato
Obras Primas do Conto Russo

Resenhas para O Duplo (40)

ver mais
"Assim é a coisa!"
on 2/10/12


Durante a narração de O Duplo, Dostoiévski constantemente chama o seu protagonista de herói: O nosso herói, O herói dessa história. Tudo isso não passa de um efeito satírico, pois ao longo do romance enfrentamos uma completa desestruturação do conceito clássico de herói dentro de uma narrativa. O que temos é um personagem hediondo assombrado por uma monstruosidade: o seu próprio duplo. Aqui Dostoiévski antecipa em alguns anos aquilo que ficou conhecido como uma narrativa kafkiana: um e... leia mais

Vídeos O Duplo (4)

ver mais
Resenha #96 O duplo, de Fiodor Dostoievski | Já se viu andando na rua hoje?

Resenha #96 O duplo, de Fiodor Dostoievski |

O DUPLO | FIÓDOR DOSTOIÉVSKI | Ep. #41

O DUPLO | FIÓDOR DOSTOIÉVSKI | Ep. #41

O Duplo - Fiódor Dostoiévski | Real x Ficcional

O Duplo - Fiódor Dostoiévski | Real x Ficcion

Resenha - O Duplo

Resenha - O Duplo


Estatísticas

Desejam454
Trocam4
Avaliações 4.1 / 1.060
5
ranking 37
37%
4
ranking 40
40%
3
ranking 18
18%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

43%

57%

Helena
cadastrou em:
01/10/2011 16:09:43
Helena
editou em:
29/07/2019 18:56:01