O Elogio do Vira-Lata

O Elogio do Vira-Lata Eduardo Giannetti


Compartilhe


O Elogio do Vira-Lata


e outros ensaios




É possível virar do avesso o “complexo de vira-latas” — a expressão cunhada por Nelson Rodrigues para a subalternidade dos brasileiros em relação ao que é estrangeiro — e reinventá-lo não apenas como componente identitário, mas também como virtude tropical? No ensaio inédito que dá nome ao livro, Eduardo Giannetti vai na contramão do senso comum e defende que “não ter pedigree” é um caminho civilizatório tão válido quanto os trilhados por sociedades tidas como exemplos de desenvolvimento.
Nesta coletânea, o leitor encontrará ainda outros 24 textos em que o economista aborda, com a lucidez e a argúcia que lhe são características, assuntos pertinentes à identidade, à cultura e à economia. Agrupados em eixos temáticos, os escritos aliam o diálogo com as inquietações do presente à lucidez e à erudição que firmaram o autor como um de nossos pensadores mais originais.
Ao reunir textos concebidos durante quase três décadas de prolífica atividade, O elogio do vira-lata se revela a um só tempo registro de uma brilhante trajetória intelectual e tributo otimista e apaixonado ao conhecimento.

Não-ficção / Sociologia

Edições (1)

ver mais
O Elogio do Vira-Lata

Similares

(1) ver mais
Trópicos Utópicos

Estatísticas

Desejam17
Trocam1
Avaliações 4.3 / 6
5
ranking 33
33%
4
ranking 67
67%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

67%

33%

João gregorio
cadastrou em:
08/06/2018 18:35:02
Betega
editou em:
08/12/2018 12:11:09