O Engenheiro Noturno

O Engenheiro Noturno Fábio de Souza Andrade


Compartilhe


O Engenheiro Noturno (Críticas Poéticas)


A Lírica Final de Jorge de Lima




A partir do estudo das diferentes fases de uma poesia que começa parnasiana, e que depois adquire características modernistas, regionalistas, místicas e surrealistas, são analisadas minuciosamente neste ensaio as estranhas imagens criadas por Jorge de Lima no Livro de Sonetos e em sua obra mais conhecida, Invenção de Orfeu. Para penetrar na linguagem hermética do poeta, o autor revê a influência recebida de artistas como Max Ernst e De Chirico e faz um estudo comparativo com a poesia de Murilo Mendes, de quem Jorge de Lima foi bastante próximo, chegando mesmo a escreverem juntos o livro Tempo e Eternidade, em 1935.

Na poesia de Jorge de Lima, as imagens bailam nos olhos do leitor. Nos últimos livros ficam estranhas, inesperadas e até mesmo de difícil compreensão. Explorá-las é um exercício instigante que obriga o crítico não somente refazer a trajetória do poeta alagoano, mas também a recuperar todo o pano de fundo das tendências da poesia deste século, pesquisar com calma as mudanças que ampliaram o horizonte artístico e encontraram soluções novas para representar as contradições do tempo presente. É esse trabalho árduo que o crítico literário Fábio de Souza Andrade se propôs neste livro: um minucioso ensaio sobre a importância e a complexidade das imagens em "Livro de Sonetos" e "Invenção de Orfeu".

Literatura Estrangeira / Não-ficção / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
O Engenheiro Noturno

Similares

(6) ver mais
A Beleza do Gesto
Nas Trilhas da Crítica
Do Romance
Razões de uma Poesia

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 2
5
ranking 33
33%
4
ranking 67
67%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

80%

20%

Isabelams
cadastrou em:
20/03/2010 13:22:04
marcooscaioo
editou em:
25/11/2020 21:24:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR