O ensino de História e a criação do fato

O ensino de História e a criação do fato Jaime Pinsky (org.)

Compartilhe


O ensino de História e a criação do fato





Discute as formas de os historiadores "criarem" o fato histórico, de os livros didáticos reproduzirem essas "verdades" e de muitos professores apresentarem-nas como definitivas. Embora com posições teóricas diferentes, os autores (professores universitários e de ensino médio) colocam-se numa postura antipositivista e ressaltam a importância da historicidade e até do subjetivismo como ingredientes da interpretação do passado. Obra de extrema relevância para a reflexão sobre a pesquisa e o ensino de História no Brasil.

Edições (2)

ver mais
O ensino de História e a criação do fato
O ensino de História e a criação do fato

Similares

(14) ver mais
O historiador e suas fontes
Fontes históricas
Ensino de História: fundamentos e métodos
História na sala de aula

Resenhas para O ensino de História e a criação do fato (4)

ver mais
Ótima leitura

Essa obra que contem um compilado de estudos feitos por pesquisadores do assunto é um ótimo adendo a quem goste do assunto ou que estude História, principalmente a este segundo grupo. O livro traz uma construção de diferentes fatores acerca de como se fazer o ensino de História dentro do contexto brasileiro, ter essas visões múltiplas ajuda e muito a entendermos que não se existe uma unica ótica e estática sobre a educação no país. Salo a questão também de que tudo o que foi discutid... leia mais

Estatísticas

Desejam14
Trocam2
Avaliações 3.9 / 57
5
ranking 32
32%
4
ranking 37
37%
3
ranking 30
30%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

45%

55%

Eduardo
cadastrou em:
07/02/2010 01:07:02

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR