O Enterro da Cafetina

O Enterro da Cafetina Marcos Rey
Marcos Rey


Compartilhe


O Enterro da Cafetina


(1967)




O mundo dos personagens de Marcos Rey começa quando o sol se põe e a noite cai sobre a cidade de São Paulo. Então, boêmios, garotas de programa, gigolôs, guerrilheiros urbanos (o livro foi escrito nos dias da ditadura militar), dançarinas de cabarés, taxi girls, alcoólatras começam a sair das tocas, como ratos famintos, em busca de aventuras, de divertimento, de um trouxa, de um trocado, de uma garrafa de álcool, ou do simples e exato exercício de suas profissões.
Como diz o autor, "são homens e mulheres que param nos bares, restaurantes, inferninhos, cabarés, boates e em certas casas onde tudo se tolera", por vocação ou erro de educação, dor de cotovelo ou outra dor qualquer, vagabundagem. A noite paulistana, seus mistérios e misérias, faz a unidade de O Enterro da Cafetina, atando os sete contos entre si e formando um grande painel.
O que contam essas histórias? Coisas terríveis que acontecem na noite, como diz a Bíblia, mas também casos surpreendentes, quase patéticos, insuspeitas generosidades. Noitadas de amigos, regadas a muito álcool, que terminam de forma trágica; o gigolô bem-sucedido, homem de muitas mulheres, apaixonado por uma moça de família, a quem auxilia financeiramente; a morte e o enterro retumbante da velha cafetina; jogos de sedução em que cada um procura lograr o outro; a ação de guerrilheiros mais ou menos trapalhões; um caso de ciúmes neurótico; o redator alcoólatra lutando pela sobrevivência.
Com um texto fluente, enxuto e domínio absoluto do conto, Marcos Rey acompanha com naturalidade e sarcasmo, por vezes zombeteiro, as pequenas odisseias de suas criaturas, trituradas pela cidade grande, incapazes de encontrar um sentido para a vida e se lixando para isso, interessadas apenas em viver o imediato. Como autênticas criaturas da noite.


Ficção / Contos / Erótico / Literatura Brasileira / Humor, Comédia / Infantojuvenil

Edições (5)

ver mais
O Enterro da Cafetina
O Enterro da Cafetina
O enterro da cafetina
O Enterro da Cafetina

Similares

(2) ver mais
Noites Cafajeste e alguns Dias Canalhas
Meu Destino é Pecar

Resenhas para O Enterro da Cafetina (9)

ver mais
Que chatice sem tamanho!
on 8/12/23


Um livro tão chato que demorei quase um mês pra concluir a leitura dele, sendo que ele tem apenas 179 páginas. Costumo dizer que uma leitura boa nos envolve tanto que rapidamente concluímos, independentemente do número de páginas, o que não é o caso desse livro. Não entendi a maioria dos contos - um mais sem nexo do que o outro. Detesto essa mania que alguns autores brasileiros têm de escrever "difícil" e sem clareza. Dei duas estrelas, apenas porque gostei do último conto. E só.... leia mais

Estatísticas

Desejam9
Trocam3
Avaliações 3.9 / 98
5
ranking 27
27%
4
ranking 43
43%
3
ranking 27
27%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

39%

61%

Marcos
cadastrou em:
05/11/2011 20:50:25

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR