O Erro de Descartes

O Erro de Descartes António Damásio


Compartilhe


O Erro de Descartes


Emoção, razão e o cérebro humano




Para pensar bem e tomar decisões corretas é preciso manter a cabeça fria e afastar todos os sentimentos e emoções. Certo? Errado. Neste livro surpreendente e polêmico, António Damásio, que dirige um dos principais centros de estudos neurológicos dos Estados Unidos, mostra como, na verdade, a ausência de emoção e sentimento pode destruir a racionalidade. Utilizando-se das mais recentes descobertas da neurobiologia, Damásio desafia os dualismos tradicionais do pensamento ocidental - mente e corpo, razão e sentimento, explicações biológicas e explicações culturais - para oferecer uma visão científica e integrada do ser humano e sugerir hipóteses inovadoras sobre o funcionamento do cérebro humano.

"Refinado observador de distúrbios psicológicos e neurológicos, António Damásio é também um pensador profundo que escreve com notável elegância. Em O erro de Descartes todos os seus talentos estão a serviço de uma fascinante exploração da biologia da razão e de sua dependência inseparável da emoção."

Edições (2)

ver mais
O Erro de Descartes
O Erro de Descartes

Similares

(22) ver mais
A arte de esquecer
Os anjos bons da nossa natureza
Como a Mente Funciona
O Que o Cérebro Tem Para Contar

Resenhas para O Erro de Descartes (4)

ver mais
on 25/3/10


O que neurologia tem a ver com economia? A pergunta pode surpreender, mas "O Erro de Descartes", do neurologista português António Damásio (Schwarcz, 2000), sugere uma interessante conexão. O livro analisa casos de doentes que sofreram danos numa determinada parte do cérebro, os lobos pré-frontais, devido a acidentes, tumores ou certas intervenções cirúrgicas. Tornam-se totalmente incapazes de levar uma vida normal: não conseguem manter um trabalho ou um relacionamento estável e tomam ... leia mais

Estatísticas

Desejam196
Trocam4
Avaliações 4.0 / 221
5
ranking 34
34%
4
ranking 42
42%
3
ranking 18
18%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

41%

59%

Poeta Mórbido
cadastrou em:
11/01/2009 13:25:32