O Espectador Emancipado

O Espectador Emancipado Jacques Rancière


Compartilhe


O Espectador Emancipado





“Quem vê não sabe ver”: esse pressuposto atravessa nossa história, desde a caverna de Platão até a denúncia da sociedade do espetáculo. Ela é comum a Rancière, para quem cada um deve estar em seu lugar, e aos revolucionários que querem arrancar os dominados das ilusões que os mantêm.
Alguns usam explicações sutis ou instalações espetaculares para mostrar aos cegos o que eles não enxergam. Outros querem cortar o mal pela raiz, transformando o espetáculo em ação, e o espectador em pessoa atuante.
A emancipação do espectador é a afirmação de sua capacidade de ver o que vê e de saber o que pensar e fazer a respeito.
Examinando algumas formas e debates da arte contemporânea, este livro tenta responder às seguintes perguntas: o que entender por arte política ou política da arte? Em que ponto estamos em relação à tradição da arte crítica e ao desejo de pôr a arte na vida? Como a crítica militante da mercadoria e da imagem se tornou afirmação melancólica da onipotência destas ou denúncia reacionária do “homem democrático”?

Edições (2)

ver mais
O Espectador Emancipado
O Espectador Emancipado

Similares

(5) ver mais
A Partilha do Sensível
O inconsciente estético
O Mestre Ignorante
O desentendimento

Resenhas para O Espectador Emancipado (2)

ver mais
on 15/2/24


Livro impressionante!!! Esta obra não é muito falada, mas deveria ser lida por todo mundo Eu a conheci a partir da recomendação de uma crítico de história quadrinhos e cultura pop no geral Esse escrito demonstra a partir de uma concepção crítica e reflexiva do espectador em relação a arte no geral Tece críticas contundentes a dessa lógica tão em voga na indústria cultural atual De simplesmente tratar o espectador como um ser incapaz de refletir Precisando o tempo inteiro de uma e... leia mais

Estatísticas

Desejam34
Trocam2
Avaliações 4.3 / 63
5
ranking 56
56%
4
ranking 30
30%
3
ranking 13
13%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

37%

63%

Laísa
cadastrou em:
03/12/2012 07:07:21

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR