O espião e o traidor

O espião e o traidor Ben Macintyre


Compartilhe


O espião e o traidor


O caso de espionagem que acelerou o fim da Guerra Fria




Uma trama de traição, duplicidade e coragem que mudou o curso da história.

Seguindo os passos do pai e do irmão, Oleg Gordievsky se tornou oficial da KGB após frequentar as melhores instituições soviéticas. Porém, ao contrário deles, nutria uma secreta aversão pelo regime da URSS.

Ele resolveu assumir seu primeiro posto da inteligência russa em 1966. Em 1974, tornou-se agente duplo do MI6, o serviço de inteligência britânico, e dez anos depois era o homem mais importante da União Soviética em Londres.

Gordievsky ajudou o Ocidente a virar o jogo contra a KGB na Guerra Fria, expondo espiões russos, fornecendo informações de extrema relevância e frustrando incontáveis planos de espionagem. Ele foi fundamental para distensionar a relação com a liderança soviética, que estava cada vez mais paranoica com a possibilidade de um ataque nuclear dos Estados Unidos.

O MI6 tentou ao máximo proteger seu espião, nunca revelando o nome de Oleg para seus colegas da CIA. Só que a agência americana estava determinada a descobrir a identidade da fonte britânica privilegiada.

Essa obsessão acabou condenando Gordievsky: o homem designado para identificá-lo era ninguém menos que Aldrich Ames, que se tornaria famoso por espionar secretamente para os soviéticos. Agora o russo estava em perigo.

Com base em diversas entrevistas com ex-membros do MI6, da KGB e da CIA, Ben Macintyre entremeia a vida de Gordievsky e Ames, apresentando um dos episódios mais extraordinários da espionagem mundial.

História / Literatura Estrangeira / Não-ficção

Edições (2)

ver mais
O espião e o traidor
O Espião e o Traidor

Similares

(36) ver mais
Os últimos soldados da Guerra Fria
História da Guerra Fria
A Segunda Guerra Fria
O mundo pós-guerra fria

Resenhas para O espião e o traidor (9)

ver mais
Relato interessante sobre espionagem.
2 weeks, 5 days ago


O Espião e o Traidor conta a história de Oleg Gordievsky, agente da KGB que repassou informações confidenciais ao MI6 britânico por vários anos até desertar numa fuga espetacular. A história do livro é interessante, bem contextualizada na Guerra Fria e sem a tradicional romantização da espionagem que encontramos na ficção, inclusive mostra como boa parte dos momentos é composta de uma entediante burocracia. O livro nos leva ao começo da carreira do espião, a transformação em agente du... leia mais

Estatísticas

Desejam28
Trocam2
Avaliações 4.2 / 33
5
ranking 39
39%
4
ranking 48
48%
3
ranking 12
12%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

35%

65%

Carlos.Eduardo
cadastrou em:
13/09/2021 23:39:09
Pri Paiva
editou em:
19/10/2021 10:43:09
Pri Paiva
aprovou em:
19/10/2021 10:45:58

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR