O Essencial de Chesterton

O Essencial de Chesterton G. K. Chesterton


Compartilhe


O Essencial de Chesterton





Frequentemente se pergunta: “qual o melhor livro para se começar a ler Chesterton?”

A importância dessa pergunta pode ser demonstrada através de outra pergunta: quem foi Chesterton?

Um apologista cristão? Um romancista? Um polemista afiado? O propagandista do distributismo? Um defensor da família?

É difícil indicar um único livro que introduza o leitor ao universo de assuntos que esse gigante abordou. Praticamente não há debate em que ele não tenha se envolvido ou assunto que ele não tenha tratado.

Do cristianismo à crítica literária, passando pela educação infantil e a defesa da família. Criticou o liberalismo e o socialismo; a academia e a imprensa. Escreveu biografias, crônicas, histórias de detetive e poesias.

Este livro sintetiza seu pensamento e reúne o essencial de sua obra.

“O Essencial de Chesterton” é fruto de uma pesquisa cuidadosa. O organizador foi Agnon Fabiano, vice-presidente da Sociedade Chesterton Brasil. São mais de trinta artigos de Chesterton reunidos em um todo orgânico que nos dá o vislumbre, na medida do possível, dos temas centrais desse que foi chamado o “apóstolo do senso comum”. Chesterton por ele mesmo.

A tradução dos artigos é de Raul Martins, tradutor de “Um Esboço de Sanidade”, “O Poeta e os Lunáticos” e “A Taberna Ambulante”.

Partindo da defesa de Chesterton do homem comum, os artigos selecionados nos levam a navegar em assuntos como a defesa da família, da religião cristã, da democracia, da educação, dos contos de fadas e da tradição, bem como o ataque às ideologias modernas, as falsas filosofias e todo tipo de maluquice festejado em nome do “progresso”.

O livro se encerra com uma carta de Chesterton para sua esposa, Frances. É impossível entender Chesterton se ignorarmos essa grande mulher. Na carta, temos um esboço da alma de Chesterton.

O livro é mais um fruto da parceria entre a Sociedade Chesterton Brasil e o Instituto Hugo de São Vítor.

Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
O Essencial de Chesterton

Similares

(7) ver mais
O Poeta e os Lunáticos
A Taberna Ambulante
A Inocência do Padre Brown
A Inocência do Padre Brown

Resenhas para O Essencial de Chesterton (3)

ver mais
Profético.
on 28/11/20


Chega a ser lugar comum dizer que Chesterton em seus textos acaba sendo profético. No entanto, tendo em vista ser o primeiro livro que leio do autor, pra mim essa constatação é original. Já tive a oportunidade de ler frases soltas e citações de Chesterton, agora com o término dessa obra é impressionante quão preciso certos argumentos escritos há mais de 100 anos conseguem ser atuais.... leia mais

Estatísticas

Desejam27
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 19
5
ranking 58
58%
4
ranking 42
42%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

48%

52%

La
cadastrou em:
26/06/2018 17:57:59

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR