O Essencial von Mises

O Essencial von Mises Murray N. Rothbard


Compartilhe


O Essencial von Mises





Neste pequeno livro de elogio do grande economista austríaco Ludwig von Mises (1881- 1973), o professor americano Murray Rothbard, seu dileto aluno, revela a grande contribuição da chamada Escola Austríaca de Economia ao pensamento da filosofia política do século: toda a atividade produtiva bem sucedida se baseia em satisfazer as demandas dos consumidores.

Ao contrário da análise marxista, cujo valor de um produto é a quantidade de horas de trabalho empregadas na sua fabricação, somados aos custos da matéria-prima (daí se justificando o conceito de mais-valia), o valor dos produtos, segundo a tradição da Escola Austríaca, desde Karl Menger (1840- 1921), seu fundador, até Ludwig von Mises, seu grande expoente, é determinado pelas avaliações dos consumidores, a chamada teoria subjetiva do valor ou a teoria da utilidade marginal,



pela qual os preços relativos dos bens e serviços necessários para a fabricação de uma mercadoria são determinados pela demanda dos consumidores e na intensidade diretamente proporcional pelo seu desejo em adquiri-los.

Ou seja, o valor de um copo d`água variará na proporção do mercado em que estará sendo ofertada, se numa cidade ocidental provida de grandes reservatórios e mananciais ou numa aldeia no meio a um grande deserto.

Assim, não há contradição entre valor de troca e valor de uso, quando o preço de um pão, infinitamente mais útil para o homem do que um quilate de diamantes, pode ser infinitamente menor em face de sua abundância. Esta análise é estendida a todos os demais bens econômicos, inclusive ao próprio dinheiro ou capital, cujo custo são os juros. Em virtude do fato universal da preferência temporal pelo presente, os bens atuais (como um empréstimo em dinheiro) são mais valiosos do que bens futuros, cabendo ao credor um crédito a maior do devedor, ao mesmo tempo em que o devedor terá de pagar um prêmio em dinheiro ao credor pelo fato de este ter de aguardar um determinado prazo para voltar a usar o seu capital. O nome deste prêmio é a taxa de juros, que será determinada pelas taxas de preferência temporal de todos os participantes do mercado. Assim sendo, o ganho futuro dos juros do capital dos investidores sobre as remunerações presentes dos trabalhadores será justificado pelo prazo de tempo e o risco corrido por estes até a venda efetiva dos produtos no mercado.

Na teoria da moeda e do crédito, Murray Rothbard nos demonstra a grande lição de von Mises: o preço de qualquer bem é determinado por sua quantidade disponível no mercado e pela intensidade com que os consumidores o demandam com base na utilidade marginal deste bem para eles, assim como o “preço” ou poder de compra da unidade monetária é determinado no mercado de maneira idêntica. Por conseguinte, o atrativo da inflação para os governos está em permitir que seus ocupantes e demais grupos econômicos a eles ligados se beneficiem de um novo valor do dinheiro emitido, silenciosa e efetivamente, antes e às custas dos demais grupos econômicos e da população desprovidos do poder político de autoridade monetária.

Uma curiosidade é que os nominativos das unidades monetárias da maioria das economias de mercado foram na sua grande maioria originados nos nomes das unidades de peso dos metais nobres como o ouro e a prata. Assim, dólar, franco, marco, libra etc foram em sua origem unidades de peso em gramas de outro e onças de prata.

No plano político, Mises provou a superioridade da economia de mercado sobre a economia planificada, quando o socialismo, totalmente desprovido de um sistema de preços relativos num mercado livre, não tinha como calcular custos racionalmente e, portanto, não tendo como planificar efetivamente a produção e a distribuição. A grande obra de von Mises, A ação humana, de 1949, é portanto a maior obra da ciência econômica moderna, desenvolvida a partir de axiomas praxeológicos, integralmente baseada na análise do homem em ação, do indivíduo dotado de propósitos agindo no mundo real, com expectativas e esperanças no tempo e nas condições históricas impossíveis de se adivinhar.

A atualidade da fecunda reflexão de von Mises é que pôde permitir a libertação das modernas políticas econômicas ocidentais com relação às ciladas da economia keynesiana, armaduras até então intocadas da ação intervencionista de estados provedores-militaristas (welfare-warfare states), ainda hoje objetos das tentações totalitárias de alguns candidatos a novos caudilhos de países latino-americanos.

Edições (4)

ver mais
O Essencial von Mises
O Essencial von Mises
O Essencial von Mises
O Essencial von Mises

Similares

(17) ver mais
O Caminho da Servidão
A Anatomia do Estado
Ação Humana
A Arrogância Fatal

Resenhas para O Essencial von Mises (8)

ver mais
Mises Resumido
on 23/5/21


A escola austríaca de economia com preceitos do ciclo econômico e liberalismo auxilia a reconstrução de muitas nações economicamente afetadas no pós guerra e erros frequentes dos intervencionismos estatais. Obra curta, mas aponta os preceitos de Mises em sua vasta obra.... leia mais

Estatísticas

Desejam43
Trocam1
Avaliações 4.2 / 162
5
ranking 49
49%
4
ranking 33
33%
3
ranking 14
14%
2
ranking 2
2%
1
ranking 2
2%

75%

25%

Marcelo Catanho
cadastrou em:
24/03/2013 21:40:18

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR