O Estado

O Estado Georges Burdeau


Compartilhe


O Estado





O Estado, cujo nascimento é determinado por um conjunto de circunstâncias históricas, é acima de tudo uma idéia, um produto da inteligência humana.

Móbil, mas também regulador da luta política, ele deve assegurar para si uma base homogênea elevando-se acima dos interesses sociais divergentes. O Estado pluralista tentaram, cada um a sua maneira, corresponder a essa exigência.

Hoje, os progressos da ciência e os desenvolvimentos da técnica provocam uma metamorfose do Estado.

Pensando por indivíduos cuja mentalidade é cercada pelos imperativos da sociedade técnica, ele agora só se justifica pelos serviços que o corpo social espera dele. É realmente Leviatã, mas um Leviatã teleguiado. Um clássico da ciência política.

Edições (1)

ver mais
O Estado

Similares

(1) ver mais
Grandeza e Decadência de Roma

Resenhas para O Estado (1)

ver mais
Lista de Livros: O Estado – Georges Burdeau
on 22/12/13


“Em sua essência profunda, o Poder é a encarnação dessa energia provocada no grupo pela ideia de uma ordem social desejável. É uma força nascida da consciência coletiva e destinada ao mesmo tempo a assegurar a perenidade do grupo, a conduzi-lo na busca do que ele considera seu bem e capaz, se necessário, de impor aos membros a atitude exigida por essa busca.” * “De fato, durante milênios, a necessidade de subsistir foi a única razão de ser dos grupamentos humanos. Ela implicava três ... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam1
Avaliações 5.0 / 7
5
ranking 50
50%
4
ranking 38
38%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

56%

44%

Thiago Barreto
cadastrou em:
27/09/2009 17:17:25