O Exame Final

O Exame Final Julio Cortázar


Compartilhe


O Exame Final





Um grupo de amigos - dois estudantes em véspera de exame, um jornalista sarcástico, sua amiga, garota de doçura irresistível - anda pela cidade, percebendo às vezes a presença - real? imaginária? - de outro amigo desaparecido.

Andam por uma Buenos Aires terrivelmente irreal. Uma Buenos Aires na qual existe uma Casa onde alguns leitores realizam o ritual de ler em voz altas livros famosos. Uma Buenos Aires em que multidões acodem ao santuário erigido na Plaza de Mayo, onde se exibe um osso. Uma Buenos Aires invadida por uma neblina e gungos inexplicáveis. Pela cidade andam os amigos: falam de si, do país, do mundo, dos poemas que escrevem. Definem tudo e riem de suas definições. Exercem um intelectualismo veloz e às vezes o corroem com sua ironia, terna e feroz.

Uma constelação de metáforas - símbolos que não se definem de imediato- ilumina esse relato maravilhosamente ambíguo, insinuante de revelações que nunca são feitas totalmente.

Edições (1)

ver mais
O Exame Final

Similares


Resenhas para O Exame Final (1)

ver mais
Exame final d"O Exame Final"
on 14/3/10


Nas primeiras 150 folhas eu ainda achava um livro bom, 3 estrelas, qualquer coisa assim. Louco, evidentemente, mas com bons diálogos, personagens interessantes, coisas não ditas mas perceptíveis. Acontece que a falta de explicação me irritou. Talvez eu não tenha a mente imaginativa que o livro exige ou talvez eu tenha imaginado demais as coisas, me frustrando quando não era o que ocorria de fato e, enfim, a conclusão é de que simplesmente não entendi. Gosto das situações que ele anteci... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam1
Avaliações 3.8 / 18
5
ranking 33
33%
4
ranking 28
28%
3
ranking 22
22%
2
ranking 17
17%
1
ranking 0
0%

44%

56%

Ana Luiza Moro
cadastrou em:
01/12/2009 14:45:27

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR