O Fantasma da Máquina

O Fantasma da Máquina Arthur Koestler


Compartilhe


O Fantasma da Máquina





Tem-se comparado a evolução com um labirinto de becos sem saída, e não, é nada estranha nem improvável a suposição de que a estrutura mental originária do homem, embora superior à de qualquer outra espécie viva, se ressinta de um erro intrínseco ou deficiência que o predispõe para a autodestruição.

Investigar as causas dessa deficiência é tarefa que começou com o Livro do Gênese e desde então se faz sem solução de continuidade. Cada idade oferece um diagnóstico, desde a doutrina da queda do homem até a hipótese do instinto de morte. Embora as respostas sejam inconclusivas, vale a pena apresentar as perguntas. Estas têm sido formuladas na terminologia específica de cada época e de cada cultura, e assim é inevitável que nos nossos dias sejam expressas na linguagem da ciência.

Mas acontece que, embora pareça paradoxal, a ciência de tal maneira se atordoou, no curso do século passado, com as suas próprias conquistas, que se esqueceu de fazer as perguntas adequadas, ou recusou-se a fazê-las sob o pretexto de não terem sentido e, de qualquer modo, não interessarem ao cientista.

Literatura Estrangeira / Psicologia

Edições (1)

ver mais
O Fantasma da Máquina

Similares


Estatísticas

Desejam12
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 5
5
ranking 20
20%
4
ranking 60
60%
3
ranking 20
20%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

71%

29%

Arthur.Katrein
cadastrou em:
08/01/2012 12:34:00
Cioran E.
editou em:
03/12/2017 15:00:29

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR