O fim de Eddy

O fim de Eddy Édouard Louis


Compartilhe


O fim de Eddy





“Todas as manhãs, enquanto me arrumava no banheiro, eu repetia a mesma frase sem parar, tantas vezes que ela terminaria por perder o sentido, passaria a não ser mais do que uma sucessão de sílabas, de sons. Eu parava e retomava a frase: Hoje eu vou ser um durão. Eu me lembro porque eu repetia exatamente aquela frase, como se faz com uma oração, com aquelas exatas palavras – Hoje eu vou ser um durão (e eu choro enquanto escrevo estas linhas: choro porque eu acho essa frase ridícula e horripilante, essa frase que, durante anos, me acompanhou e que de certa forma ocupou, não creio que haja exagero em dizer isso, o centro da minha vida).”

O fim de Eddy, romance autobiográfico de uma das mais proeminentes vozes da nova literatura francesa, desvela o conservadorismo e o preconceito da sociedade no interior da França. De forma cruel, seca e sufocante, a violência e a amargura de uma pequena cidade de operários se contrapõem à sensibilidade do despertar sexual de um garoto, estabelecendo um paralelo direto com as experiências do próprio autor.

LGBT / GLS / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
O fim de Eddy

Similares

(18) ver mais
História da violência
O amor vagabundo
Ilusões Pesadas
Eu, Christiane F., Treze Anos, Drogada, Prostituída...

Resenhas para O fim de Eddy (27)

ver mais
O fim de Eddy, de Édouard Louis – Nota 8/10

Romance autobiográfico que fez bastante sucesso na França, “O fim de Eddy” retrata as dificuldades e conflitos internos vividos por um garoto que ainda questiona a sua sexualidade. A discriminação sentida desde a infância é ainda mais reforçada pelo ambiente em que Eddy nasceu: uma pequena cidade de operários no interior da França, ainda extremamente marcada pelo conservadorismo na década de 90. Escolhi esse livro para o #desafiobookster2019 do mês de junho, cujo tema era LGBTfobia,... leia mais

Vídeos O fim de Eddy (1)

ver mais
Gênero e sexualidade na França da década de 80 ? Um Bookaholic

Gênero e sexualidade na França da década de 8


Estatísticas

Desejam92
Trocam3
Avaliações 4.0 / 211
5
ranking 37
37%
4
ranking 43
43%
3
ranking 16
16%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

55%

45%

Carolina.Porne
cadastrou em:
08/05/2018 17:58:01
Pri Paiva
editou em:
14/05/2018 17:51:42
Pri Paiva
aprovou em:
14/05/2018 17:51:56