O General em seu Labirinto

O General em seu Labirinto Gabriel García Márquez


Compartilhe


O General em seu Labirinto


El general en su laberinto




José Antonio de la Santísima Trinidad Simón Bolívar y Palacios, mais conhecido como Simón Bolívar, El Libertador, é o personagem central deste romance do consagrado escritor colombiano Gabriel García Márquez. Impregnado das doutrinas de Rousseau, Montesquieu e Voltaire, Bolívar dedicou sua vida a "romper a cadeia com que nos oprime o poder espanhol".

O GENERAL EM SEU LABIRINTO é o relato dos últimos dias da vida do Libertador. Sem amigos, consumido pela tuberculose, devorado pela febre, Bolívar delira, e em seu delírio aparecem aqueles que foram um dia seus aliados ou inimigos, suas derrotas e conquistas surgem em meio a clarões de lucidez, numa lenta agonia. Sua mente febril é como um labirinto no qual se misturam visões e lembranças, e a partir deste emaranhado de idéias García Márquez reconstrói o passado de um continente, calcado na lógica implacável de seu Libertador.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (6)

ver mais
O General em Seu Labirinto
O General em seu Labirinto
O General em seu Labirinto
El General en su Laberinto

Similares

(55) ver mais
Ninguém Escreve ao Coronel
O Outono do Patriarca
O Escândalo do Século
Doze Contos Peregrinos

Resenhas para O General em seu Labirinto (23)

ver mais
"Sempre fomos pobres e nada nos faltou" — disse José Palácios. "O contrário é que é v
on 16/2/17


Título original: El general en su laberinto Autor: Gabriel García Márquez Publicação: 1989, Colômbia -- Depois de passar por pelo menos uns 30% da leitura completamente confusa e tão entediada quanto o general, eu percebi, enfim, que Gabriel tinha - mais uma vez - conseguido o que queria. Deixar seu leitor tão preso e perdido quanto possível nesse labirinto. "Era o fim", e para nos narrar essa história, Gabriel utiliza todos os seus recursos de exímio contador. Não é fácil ac... leia mais

Estatísticas

Desejam380
Trocam6
Avaliações 3.9 / 605
5
ranking 31
31%
4
ranking 38
38%
3
ranking 25
25%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

35%

65%

Justi
cadastrou em:
15/12/2008 10:38:12