O Gênio do Sistema

O Gênio do Sistema Thomas Schatz


Compartilhe


O Gênio do Sistema


A Era dos Estúdios em Hollywood




'O Gênio do Sistema' descreve a grandeza de Hollywood nos seus anos dourados, não por meio da genialidade de diretores como Hitchcock, Howard Hawks ou Fritz Lang, mas da visão comercial e do talento executivo dos homens que tornaram viável aquela genialidade - os produtores dos grandes estúdios - homens tidos como vilões, como Selznick, Zanuk, Louis B. Mayer, os irmãos Warner e o primeiro a entender a necessidade de um sistema - Irving Thalberg. Eles não entravam apenas com o dinheiro. Interferiam diretamente em todas as fases da produção dos filmes e cuidavam para que esses filmes fossem consumidos e amados por milhões. Mas principalmente faziam de cada estúdio uma base de operações e um conjunto de recursos e pessoal com uma estrutura administrativa estável, para que os gênios criativos do cinema pudessem trabalhar. Este livro esmiúça cruamente como funcionava a indústria mais fascinante deste século e derruba inúmeros tabus românticos e idealistas alimentados pelos críticos e estudiosos do cinema.

Thomaz Schatz oferece uma obra que contraria a famosa "teoria do autor", inventada nos anos 50 pelos rebeldes críticos franceses, na revista "Cahiers du cinéma", onde ditavam quem era autor ou não de filmes. Autores (diretores) seriam os cineastas cuja obra teria uma unidade de técnica, de estilo e de pensamento reconhecida. Os outros não passariam de "diretores da casa", submetidos aos terríveis produtores.

Edições (1)

ver mais
O Gênio do Sistema

Similares

(57) ver mais
O Refúgio dos Deuses
Tracy and Hepburn
Bette Davis
Bons tempos aqueles...

Estatísticas

Desejam13
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 12
5
ranking 50
50%
4
ranking 33
33%
3
ranking 17
17%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

45%

55%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR