O Governo Jânio Quadros

O Governo Jânio Quadros Maria Victoria Benevides


Compartilhe


O Governo Jânio Quadros





Sete anos após o suicídio de Getúlio Vargas, outro presidente, Jânio Quadros, igualmente eleito com expressiva votação popular, deixava o poder de forma dramática. Mas, além de carecer do sentimento de grandeza do gesto do primeiro, a renúncia de Jânio permanece até hoje, no mínimo, polêmica. A comparação é inevitável embora o carisma de Getúlio se contraponha apenas a caricatura janista, um ator com papel ultrapassado e mistificador.

Possuidor de um estilo autoritário, moralista e extremamente personificado, Jânio evocava um populismo de direita, um sintoma da falência do sistema partidário.

Maria Victoria Benevides analisa nesta concisa e inteligente obra, a especificidade do Governo Jânio Quadros dentro período populista e as características desse líder tão controvertido e extremado.

Fonte: Blog Desenvolvimento em Questão.

Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
O Governo Jânio Quadros

Similares


Resenhas para O Governo Jânio Quadros (0)

ver mais
Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
on 1/3/23


O livro "O Governo de Jânio Quadros" aborda o mandato do ex-presidente Jânio Quadros, que governou o Brasil entre 1961 e 1962. A autora, Maria Victoria Benevides, analisa as principais ações e políticas adotadas pelo governo de Jânio, bem como as circunstâncias políticas e sociais da época. O livro é dividido em três partes: a primeira apresenta um breve panorama histórico do Brasil e do período que antecedeu a posse de Jânio Quadros; a segunda parte trata do governo em si, abordando a... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 6
5
ranking 50
50%
4
ranking 33
33%
3
ranking 17
17%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Odir
cadastrou em:
19/10/2011 19:56:30
Pri Paiva
editou em:
23/02/2024 10:48:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR