O grande mentecapto

O grande mentecapto Fernando Sabino


Compartilhe


O grande mentecapto





O Dom Quixote brasileiro

Em O grande mentecapto, clássico de Fernando Sabino, o leitor é transportado para o estado de Minas Gerais, mais precisamente para Rio Acima, pequena cidade onde nasce José Geraldo Peres da Nóbrega e Silva, conhecido como Geraldo Viramundo – ou apenas Viramundo.

Geraldo cresce e se dá conta de que sua forma de encarar o mundo está se transformando. Já rapaz, se interessa em saber os detalhes da vida religiosa, até decidir entrar para o seminário, em Mariana.

Mas ele sai do seminário e dá continuidade a uma vida cheia de aventuras e reviravoltas: passa pelo hospício, pelo Exército, pela política, apaixona-se – mas não consegue se encaixar em nenhuma dessas realidades. Ele então avança na sua jornada, passando por Ouro Preto, Barbacena, Juiz de Fora, Uberaba, Cataguases e tantas outras cidades mineiras, envolvendo-se em divertidas peripécias, até encerrar sua jornada em Belo Horizonte, capital do estado.

Apesar dos mal-entendidos com os quais se envolve, Viramundo é um cidadão bem-intencionado, que faz o bem e acredita nas pessoas, mas em várias ocasiões é usado por elas. No dicionário, “mentecapto” significa aquele que é desajustado, alienado, que perde o juízo. A empatia com o personagem é imediata; ele desperta a compaixão de quem entende a dificuldade de se enquadrar no mundo dito normal, diante de tanto descaso, ironia e cobranças.

Alguns críticos compararam Geraldo Viramundo a um personagem de um dos grandes clássicos literários mundiais: Dom Quixote, o protagonista do romance escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes. De fato, tanto Quixote quanto Viramundo têm em comum o caráter humanista, sonhador, aventureiro. Muitas vezes parecem alucinados, procurando um lugar no mundo que possa tornar sua existência mais repleta de sentido.

Assim como a obra de Cervantes, O grande mentecapto faz uma série de referências a outras obras e autores, além de apresentar personagens complexos e bem construídos, fazendo com que o leitor se envolva nessa história hilariante e dramática, com interesse e curiosidade. É um dos grandes romances da literatura brasileira.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (18)

ver mais
O Grande Mentecapto
O grande mentecapto
O Grande Mentecapto
O Grande Mentecapto

Similares

(5) ver mais
O  Homem Nu
Tarsila do Amaral
Macunaíma
Amores, estertores

Resenhas para O grande mentecapto (117)

ver mais
on 17/2/20


Peguei esse livro para ler com certas ressalvas. O título inicialmente não me chamou atenção, porém desde o princípio da leitura me peguei amando a histórias e me divertindo muito com o incrível Viramundo. A história nos faz refletir sobre a vida. Finalizei a leitura surpresa e muito feliz por ter dado uma chance a essa leitura e também confirmando como pode ser incrível quando deixamos nossos pré-conceitos literários de lado.... leia mais

Estatísticas

Desejam255
Trocam83
Avaliações 4.1 / 3.867
5
ranking 41
41%
4
ranking 34
34%
3
ranking 19
19%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

32%

68%

Marta Skoober
cadastrou em:
03/11/2009 08:51:10
Alê | @alexandrejjr
editou em:
13/05/2021 17:23:03

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR