O Guarani

O Guarani José de Alencar


Compartilhe


O Guarani (Livro Vivo)





Na primeira metade do século XVII, D. Antônio de Mariz, fidalgo português, leva adiante no Brasil uma colonização dentro do mais rigoroso espírito de obediência à sua pátria. Sua casa-forte, às margens do Pequequer, afluente do Rio Paraíba, é abrigo de ilustres portugueses, afinados no mesmo espírito patriótico e colonizador, mas acolhe inicialmente, com ingênua cordialidade, bandos de mercenários, homens sedentos de ouro e prata, como o aventureiro Loredano, ex-padre que assassinara um homem desarmado, a troco do mapa das famosas minas de prata.

Dentro da respeitável casa de D. Antônio, Loredano vai pacientemente urdindo seu plano de destruição de toda a família e dos agregados. Em seus planos, contudo, está o rapto da bela Cecília, filha de D. Antônio, mas que e constantemente vigiada por um índio forte e corajoso, Peri, que em recompensa por te-la salvo uma vez de uma avalanche de pedras, recebeu a mais alta gratidão de D. Antônio e mesmo o afeto espontâneo da moça, que o trata como a um irmão.

A história inicia logo após o incidente em que Diogo, filho de D. Antônio, inadvertidamente, mata uma indiazinha aimoré, durante uma caçada. Indignados, os aimorés procuram vingança. A luta que se irá travar não diminui a ambição de Loredano, que continua a tramar a destruição de todos os que não o acompanhem, como Aires Gomes, espécie de comandante de armas, leal defensor da casa de D. Antônio; e Álvaro, jovem enamorado de Ceci e não retribuído nesse amor, que acaba arrebatado pelo amor de Isabel, irmã adotiva de Ceci.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (66)

ver mais
O Guarani
O Guarani
O Guarani
O Guarani

Similares

(105) ver mais
Senhora
O Sertanejo
As Minas de Prata
Cinco Minutos - A Viuvinha - A Pata da Gazela - Sonhos D

Resenhas para O Guarani (342)

ver mais
Ora, ora...
on 3/8/20


"[Peri] - O fruto que cai da árvore, não torna mais a ela; a folha que se despega do ramo, murcha, seca e morre; o vento a leva. Peri é folha; tu és a árvore, mãe. Peri não voltará ao teu seio. [Mãe] - A virgem branca salvou tua mãe; devia deixá-la morrer, para não lhe roubar seu filho. Uma mãe sem seu filho é uma terra sem água; queima e mata tudo que se chega a ela." O Guarani, minha segunda experiência com José de Alencar, me impôs dificuldade no início por apresen... leia mais

Vídeos O Guarani (2)

ver mais
O Guarani de José de Alencar - Análise da Obra

O Guarani de José de Alencar - Análise da Obr

Episódio 32 - O Guarani, by Inês Oliveira

Episódio 32 - O Guarani, by Inês Oliveira


Estatísticas

Desejam319
Trocam330
Avaliações 3.5 / 11.650
5
ranking 24
24%
4
ranking 29
29%
3
ranking 31
31%
2
ranking 11
11%
1
ranking 4
4%

24%

76%

Yamara.Sena
cadastrou em:
07/01/2012 16:20:46
Jeanine
editou em:
07/08/2023 17:25:16

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR