O Guarani

O Guarani José de Alencar


Compartilhe


O Guarani





José de Alencar (1829-1877) deixou uma grande e importante obra literária e deve ser citado como o autor de O Guarani - o primeiro grande romance brasileiro.

José de Alencar foi sobretudo um escritor brasileiro. Um dos maiores que o país já produziu. Numa época em que a cultura reinante bebia nas fontes européias, ele criou O guarani, assim conceituado por Wilson Martins em sua História da inteligência brasileira: "Esse ano de 1857 em que se cruzam e entrecruzam tantos caminhos, tantas virtualidades no destino brasileiro, é também o ano em que a literatura vai dar, com O Guarani, sua transposição estrutural do momento histórico, desvendando, ao mesmo tempo, a opção brasileira".

É autor também de vários outros clássicos brasileiros como Cinco minutos, Diva, Iracema, O gaúcho, O tronco do ipê, Senhora, Ubirajara, O sertanejo, Encarnação etc.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance / História do Brasil

Edições (60)

ver mais
O Guarani   [Texto Integral]
O Guarani
O guarani
O Guarani

Similares

(93) ver mais
Senhora
O Sertanejo
As Minas de Prata
Cinco Minutos - A Viuvinha - A Pata da Gazela - Sonhos D

Resenhas para O Guarani (213)

ver mais
Ora, ora...
on 3/8/20


"[Peri] - O fruto que cai da árvore, não torna mais a ela; a folha que se despega do ramo, murcha, seca e morre; o vento a leva. Peri é folha; tu és a árvore, mãe. Peri não voltará ao teu seio. [Mãe] - A virgem branca salvou tua mãe; devia deixá-la morrer, para não lhe roubar seu filho. Uma mãe sem seu filho é uma terra sem água; queima e mata tudo que se chega a ela." O Guarani, minha segunda experiência com José de Alencar, me impôs dificuldade no início por apresen... leia mais

Vídeos O Guarani (1)

ver mais
Episódio 32 - O Guarani, by Inês Oliveira

Episódio 32 - O Guarani, by Inês Oliveira


Estatísticas

Desejam321
Trocam326
Avaliações 3.5 / 9.984
5
ranking 23
23%
4
ranking 28
28%
3
ranking 32
32%
2
ranking 12
12%
1
ranking 5
5%

24%

76%

Scylasama
cadastrou em:
10/08/2009 17:28:09

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR