O Hinduísmo e o Ocidente

O Hinduísmo e o Ocidente André Luiz Caes


Compartilhe


O Hinduísmo e o Ocidente


Reflexões sobre os ensinamentos divulgados pelo movimento espiritual global liderado por Sathya Sai ...




"O Hinduísmo e o Ocidente" procura refletir sobre algumas questões:
A primeira é: como os ocidentais recebem os ensinamentos do Hinduísmo e como estes são adaptados pelos Mestres da espiritualidade hinduísta para serem digeridos e assimilados por nós?
Em geral, ao realizar a leitura dos textos sagrados da Índia e procurar mergulhar nos ensinamentos contidos nos mesmos, os ocidentais se encontram diante de um universo misterioso para a mente ocidental, necessitando sempre de esclarecimento e da intermediação de uma abordagem didática para vencer as barreiras da incompreensão. Entre as abordagens didáticas sobre o Hinduísmo e o significado profundo de seus ensinamentos sagrados, a que é oferecida por Sai Baba e divulgada pela Organização Sai é a que mais aproxima os conteúdos espirituais do mundo Ocidental e do Hinduísmo, auxiliando o indivíduo ocidental que busca a realização espiritual no conhecimento e nas práticas espirituais hinduístas a associar dentro de si os elementos que distanciam esses mundos.
A partir dessa abordagem didática, Sai Baba iniciou um projeto grandioso, que pretende a transformação espiritual da Humanidade nas próximas décadas. Pesquisar e investigar as bases desse projeto levou-me a diversos outros questionamentos e reflexões que podem ajudar a compreender a busca dos ocidentais pela realização espiritual a parte do Hinduísmo, na perspectiva apontada por Sai Baba.
Haveria, de fato, a possibilidade de o Princípio Divino, na formação do Avatar, se fazer presente, de tempos em tempos, no plano físico, histórico, e revelar à humanidade a sua verdadeira natureza?
Nesse sentido, teríamos a confirmação e, mesmo, o restabelecimento da compreensão da manifestação divina em Jesus Cristo e seu real significado, assim como de seus ensinamentos, para toda a população cristã existente no mundo?
Seria esse poder extraordinário a força de atração e motivação para que pessoas de todo o planeta, de todas as culturas e religiões procurem intensamente o conhecimento espiritual e a experiência direta de Deus, se aproximando e aceitando as diretrizes de vida indicadas pelos Mestres da espiritualidade nas diversas tradições religiosas, e passando a acreditar na possibilidade de uma transformação ética da humanidade?
Se essas respostas forem positivas, sob que forma e a partir de que condições, tanto os elementos comuns como os elementos divergentes das tradições religiosas do Oriente e do Ocidente (nesse caso específico o Hinduísmo e o Cristianismo) poderiam interagir e se integrar nesse projeto de transformação ética?
Se vamos ou não conquistar essa mudança para uma nova etapa da história humana - Era de Aquário, Era de Ouro ou Reino de Deus - é uma questão que não podemos responder. Entretanto, é um fato incontestável que essas perspectivas de mudança em relação ao comportamento da humanidade e sua forma de organização política, econômica e espiritual atingem hoje uma escala nunca vista, tanto na perspectiva das religiões como, por exemplo, na perspectiva das preocupações com a destruição ecológica do planeta.
Nesse sentido, essas reflexões sobre Sai Baba e a Organização Sai , tendo como foco sua participação efetiva na movimentação religiosa global com o objetivo de conduzir a humanidade a uma transformação ética, constituem uma contribuição significativa para o entendimento desse processo, que tende a se ampliar nos próximos anos e que é fundamental para a compreensão da existência de muitas das representações, imaginários e identidades que compõem nossa época.

História / Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
O Hinduísmo e o Ocidente

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

Homem Subterrâneo
cadastrou em:
11/10/2017 13:34:38

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR