O homem do casaco vermelho

O homem do casaco vermelho Julian Barnes


Compartilhe


O homem do casaco vermelho





Sob todos os pontos de vista, O homem do casaco vermelho é um livro que comprova que a realidade pode de fato ultrapassar a ficção.

Somente Julian Barnes seria capaz de semelhante façanha: a partir da análise do retrato pintado de um médico francês – célebre em seu tempo, porém desconhecido do público atual –, elaborar um esplêndido e abrangente mosaico da cultura francesa e inglesa do começo do século XX.

O homem do casaco vermelho não tem apenas um protagonista, o pioneiro da moderna ginecologia Dr. Samuel Jean de Pozzi, e sim uma verdadeira constelação de estrelas das letras, das artes cênicas, das artes plásticas e, evidentemente, da medicina que quebraram todos os paradigmas criativos e comportamentais da época, desbravando caminhos que ainda trilhamos hoje em dia. Sarah Bernhardt, o maior mito do teatro de todos os tempos, foi uma das suas muitas amantes; Adrien e Robert Proust (pai e irmão do escritor) foram seus colegas médicos, enquanto o próprio Marcel foi seu amigo, assim como Oscar Wilde, o conde Robert de Montesquiou, Joris-Karl Huysmans e Jean Lorrain, todos precursores no combate à homofobia. Por intermédio de John Singer Sargent, autor da pintura que dá título ao livro, e do próprio Dr. Pozzi (grande colecionador), Julian Barnes aborda um dos seus temas preferidos: a arte, cuja análise ele transforma em radiografia de toda a sociedade. E ao analisar as vidas e as obras de outros escritores célebres, como Guy de Maupassant, Barbey d'Aurevilly, Gustave Flaubert e os irmãos Goncourt, ele compõe um esplêndido e irretocável painel da vida cultural da Belle Époque, no qual não faltam os toques dramáticos do modismo dos duelos e dos assassinatos de médicos por pacientes insatisfeitos.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Ensaios / Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
O homem do casaco vermelho
O homem do casaco vermelho

Similares

(11) ver mais
O sentido de um fim
A única história
Altos Voos e Quedas Livres
O Ruído do Tempo

Resenhas para O homem do casaco vermelho (2)

ver mais
O Doutor Love

O Hammer Museum não está entre os pontos turísticos mais procurados de Los Angeles, entretanto ele acaba de entrar no meu roteiro, caso viaje para o sul da Califórnia. O motivo é uma pintura em tamanho real, realizada em 1881 por John Singer Sargent, que está localizado neste museu e retrata o Dr. Samuel Jean Pozzi, um famoso cirurgião e ginecologista francês, que testemunhou a ?Belle Époque?. Intitulado ?Dr. Pozzi at Home?, o retrato foi emprestada para a National Gallery de Londres... leia mais

Estatísticas

Desejam29
Trocam1
Avaliações 3.9 / 11
5
ranking 27
27%
4
ranking 55
55%
3
ranking 18
18%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

26%

74%

Jenifer
cadastrou em:
03/08/2021 13:18:30
Pri Paiva
editou em:
05/08/2021 16:27:52
Pri Paiva
aprovou em:
05/08/2021 16:31:40