php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Temporary failure in name resolution O homem duplicado - José Saramago
O homem duplicado

O homem duplicado José Saramago


Compartilhe


O homem duplicado





O que você faria se descobrisse que tem um sósia, dono do mesmo corpo, do mesmo rosto, da mesma voz? É o que acontece com o professor de história Tertuliano Máximo Afonso. Neste inquietante romance sobre a perda da identidade na sociedade globalizada, Tertuliano se vê lançado numa crise existencial ao descobrir que tem um duplo.

O professor de história Tertuliano Máximo Afonso descobre, certo dia, que é um homem duplicado. Ao assistir a um vídeo, ele se reconhece em outro corpo, idêntico ao dele próprio: um dos atores do filme é seu sósia.

Os desdobramentos dessa história são imprevisíveis. Mas este romance de José Saramago, esclareça-se logo, não tem nada a ver com clonagem ou outras experiências de laboratório. O que está em jogo é a perda de identidade numa sociedade que cultiva a individualidade e, paradoxalmente, estabelece padrões estreitos de conduta e de aparência.

Os romances do escritor português retratam uma época de transformações que, para boa parte da humanidade, resultam mais em perdas que em ganhos. Em Ensaio sobre a cegueira, os personagens perdem a vista, sinal de um tempo em que todos parecem estar cegos. Em A caverna, artesãos perdem o emprego, incapazes de sobreviver à sociedade de consumo. Em O homem duplicado, José Saramago constrói uma ficção extraordinária, apoiada numa questão extremamente atual e inquietante: a perda de identidade no mundo globalizado.

A caligrafia da capa é de autoria da escritora Lídia Jorge.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (5)

ver mais
O homem duplicado
O Homem Duplicado
O Homem Duplicado
O Homem Duplicado

Similares

(13) ver mais
O Duplo
O Homem Duplo
Caim
A Caverna

Resenhas para O homem duplicado (139)

ver mais
Não quero que isso pareça uma simples cópia : |
on 1/6/20


Quem me conhece ou me acompanha por aqui sabe que sou super fã do Saramago. Isso pode trazer uma certa impressão de parcialidade sobre minha opinião em relação a esse livro. De qualquer maneira eu continuo insistindo que leiam esse homem por favor. Em "O homem duplicado ", José Saramago vai explorar ao máximo a questão da identidade ou falta dela. Como é habitual em suas obras, ele usa de muita criatividade e genialidade para expressar de maneira indireta e figurada uma crítica abrasa... leia mais

Vídeos O homem duplicado (1)

ver mais
O Homem duplicado - José Saramago | Resenha

O Homem duplicado - José Saramago | Resenha


Estatísticas

Desejam1.091
Trocam18
Avaliações 4.2 / 3.003
5
ranking 48
48%
4
ranking 35
35%
3
ranking 14
14%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

37%

63%

Julia
cadastrou em:
29/12/2017 16:44:37
Alê | @alexandrejjr
editou em:
06/06/2021 19:48:21