O Homem que Ri

O Homem que Ri Victor Hugo


Compartilhe


O Homem que Ri





Da vasta produção literária do francês Victor Hugo, são muitas as obras que perduraram para sempre como clássicos mundiais, como é o caso deste O Homem que Ri, romance de 1869, há muito aguardado por leitores brasileiros. Nome luminoso do romantismo francês, Victor Hugo evidencia na obra os paradoxos que conferem a seus personagens sua mais verossímil humanidade: a violência e a ternura, o horror e o sublime, a humilhação e a dignidade, em meio ao tradicional cenário social que opõe a aristocracia opressora e a plebe oprimida, só que desta vez ambientado na Inglaterra dos séculos XVII e XVIII.

O Homem que Ri é como passará a ser chamado o personagem Gwynplaine. Por ser filho de um inimigo político do rei, ele fora entregue ainda pequeno aos comprachicos, uma trupe de facínoras que faziam do crime uma indústria, ao deformar crianças para explorá-las em atrações de bizarrices. Abandonado depois pelos próprios comprachicos, Gwynplaine se vê vagando sozinho pelo mundo até deparar-se com Dea, uma criança órfã e cega.

Ambos, Gwynplaine e Dea, são acolhidos pelo velho Ursus, um artista saltimbanco, de coração generoso. Os três se tornam uma espécie de família, e passam a ganhar a vida apresentando-se em espetáculos populares. Nessa cruzada, eles enfrentam uma série de dramas e provações, incluindo aí o amor que Gwynplaine, ao longo do tempo, começa a nutrir por Dea. Quando se descobre que aquela verdadeira aberração humana é, na verdade, um lorde, novas consequências folhetinescas se sucedem, fazendo movimentar a engrenagem dos jogos de interesse que envolvem a aristocracia britânica.

Por muito tempo, O Homem que Ri se manteve como um livro esquecido, à margem na produção de Victor Hugo. Até por sua singeleza: egresso do romantismo, o autor mostra aqui marcas um tanto destoantes, sobretudo a ironia e o sarcasmo velados: os chistes, por exemplo, nem sempre são percebidos de imediato. Quando redescoberto, o livro logo passou a fascinar gerações de leitores, também em função das adaptações cinematográficas a mais recente, de 2012, com Gérard Depardieu dando vida a Ursus.

Drama / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
O Homem que Ri

Similares

(3) ver mais
L
Um Conto de Duas Cidades
La risa del diablo

Resenhas para O Homem que Ri (1)

ver mais
O Homem Que Ri - Victor Hugo
on 12/3/15


Penúltimo romance do autor, publicado em 1869. VH tinha a intenção de escrever uma série de 3 livros que formariam uma espécie de trilogia chamada A Aristocracia onde pretendia defender os ideias da Revolução contra o regime monárquico. A série acabou sendo formada por esse e por seu último romance: O Noventa Três que terei o prazer de ler em breve. A história se passa na Inglaterra no entre o final do século 16 e início do 17 tendo como protagonista Gwinplayne que teve na infância o ... leia mais

Estatísticas

Desejam54
Trocam1
Avaliações 4.6 / 7
5
ranking 71
71%
4
ranking 14
14%
3
ranking 14
14%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

31%

69%

Yuri410
editou em:
25/09/2018 14:05:41

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR