O Horror Sobrenatural na Literatura

O Horror Sobrenatural na Literatura H. P. Lovecraft


Compartilhe


O Horror Sobrenatural na Literatura





O apelo do macabro espectral é geralmente restrito porque exige do leitor um certo grau de imaginação e uma capacidade de distanciamento da vida cotidiana. São relativamente poucos os que se libertam o suficiente do feitiço da rotina diária para responder aos apelos de fora, e as histórias sobre emoções e acontecimentos ordinários ou distorções sentimentais comuns dessas emoções e acontecimentos sempre ocuparão o primeiro lugar no gosto da maioria; com justeza, talvez, já que o curso dessa matéria sem nada de particular, constitui a parte maior da experiência humana.

Mas a sensibilidade está sempre em nós e, às vezes, um curioso rasgo de fantasia invade algum canto obscuro da mais dura das cabeças, de tal modo que soma nenhuma de racionalização, reforma ou análise freudiana pode anular por inteiro o frêmito do sussurro do canto da lareira ou do bosque deserto.

Está presente nisso um padrão ou tradição psicológica tão real e tão profundamente enraizado na experiência mental quanto qualquer outro padrão ou tradição da humanidade; contemporâneo do sentimento religioso e em estreita relação com muitos aspectos dele, e uma parte integrada demais em nossa herança biológica mais profunda para perder sua contundência sobre uma minoria muito importante, embora numericamente pequena, de nossa espécie.

Suspense e Mistério

Edições (2)

ver mais
O horror sobrenatural na literatura
O Horror Sobrenatural na Literatura

Similares

(47) ver mais
Mestres do Terror
A vida de H.P. Lovecraft
A Tumba e Outras Histórias
O Horror Sobrenatural em Literatura

Resenhas para O Horror Sobrenatural na Literatura (0)

ver mais
O que HP Lovecraft diria de Stephen King?

Trata-se de uma análise que se parece mais com H.P Lovecraft resenhando e comparando obras de outros escritores e obras catalogadas como "horror" - inclusive, ele discorda dessa classificação para algumas obras mencionadas. É interessante para quem estuda sobre o assunto. Um aspecto negativo é que ele descreve com spoilers o enredo dos livros que resenha, mas não atrapalha muito, não. Um fator qur gostei muito foi ver ele descontruindo alguns autores e obras consagrados, apontando ... leia mais

Estatísticas

Desejam14
Trocam2
Avaliações 4.2 / 42
5
ranking 50
50%
4
ranking 29
29%
3
ranking 14
14%
2
ranking 5
5%
1
ranking 2
2%

46%

54%

Euflauzino
cadastrou em:
07/09/2010 13:10:02
Availton
editou em:
20/08/2017 10:37:27

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR