O iluminismo Rosa-cruz

O iluminismo Rosa-cruz Frances A. Yates


Compartilhe


O iluminismo Rosa-cruz





Basicamente um estudo histórico, este livro está relacionado com a fase "rosa-cruz" do pensamento, da cultura e da religião na Europa durante o início do século XVII.
O termo "rosa-cruz", neste sentido estritamente histórico, representa essa fase da história da cultura européia intermediária entre o renascimento e a pseudo-revolução científica do século XVII, fase durante a qual a tradição da renascensa Hermético-Cabalista recebeu o influxo de uma outra tradição hermética - a da Alquimia.
Os "manisfestos rosa-crucianos" - misteriosos documentos publicados na Alemanha no início do século XVII e que constituem a base e a motivação desta ora - representam a expressão dessa fase, sendo, como são, uma combinação de Magia, Cabala e Alquimia.
Entre os muitos personagens que desfilam por estas páginas, emoldurados por acontecimentos históricos dos mais interessantes, estão os filósofos Francis Bacon e Descartes e o físico e matemático inglês Isaac Newton, estudados, agora, de um ponto de vista inédito: o de suas ligações com as doutrinas herméticas veiculadas pelos "manisfestos rosa-crucianos".
A autora - Dra frances A. Yates - professora da História da Renascença na Universidade de Londres - ao revelar aqui a ligação desses "manisfestos" com fatos que mudaram os rumos da Europa no século XVII, tirou o "Rosa-crucianismo" da esfera de vagos estudos ocultistas para as áreas de interesse dos estudiosos de História.

Edições (1)

ver mais
O iluminismo Rosa-cruz

Similares

(1) ver mais
Giordano Bruno e a tradição hermética

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 4
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

70%

30%

Fotossíntese
cadastrou em:
28/09/2010 19:19:33