O Imaginário

O Imaginário Jean-Jacques Wunenburger


Compartilhe


O Imaginário





Fantasia, lembrança, sonho, mito, ficção... Várias expressões do imaginário de um homem ou de uma cultura. Individual ou coletivo, o imaginário é tratado de uma maneira ambivalente, seja como fonte de males, seja como meio de enriquecimento. O quem impele uma consciência a imaginar um mundo diferente? O imaginário é empobrecedor, alienante, libertador?
No cruzamento das disciplinas - psicanálise, literatura, antropologia cultural, sociologia dos meios de comunicação de massa -, este livro propõe uma análise filosófica do que nos separa do imediato, exorta-nos ao lúdico, permite-nos pensar quando o saber é insuficiente, oferece-nos um horizonte; o imaginário.
Jeaj-Jacques Wunenburger é professor de Filosofia na Université de Jean-Moulin-Lyon III. Conhecido em especial como o autor de Le Sacré (Que sais-je?,1.912)

Edições (1)

ver mais
O Imaginário

Similares

(6) ver mais
Tratado Geral de Semiótica
Literatura e antropologia do imaginário
Ensaios sobre o conceito de cultura
Cultura da Convergência

Resenhas para O Imaginário (0)

ver mais
on 2/2/21


O livro busca apresentar os pontos principais dos estudos sobre imaginário mas faz de uma maneira "avançada", então quem está começando a aprender sobre imaginário vai sentir muita dificuldade na leitura. Ainda assim, traz exemplos importantes de certos "imaginários", como a cultura dos Estados Unidos, o poder da televisão, esse tipo de coisa. Mas achei a leitura desnecessariamente difícil. ... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.9 / 14
5
ranking 43
43%
4
ranking 21
21%
3
ranking 14
14%
2
ranking 21
21%
1
ranking 0
0%

44%

56%

Dii
cadastrou em:
24/12/2012 20:10:38