O Imaginário Segundo a Natureza

O Imaginário Segundo a Natureza Henri Cartier-Bresson


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O Imaginário Segundo a Natureza





'Fotografar é uma operação progressiva da cabeça, do olho e do coração para exprimir um problema, fixar um evento ou impressões. Um evento é tão rico que dá-se voltas em torno dele enquanto se desenvolve. Procura-se a sua solução. Às vezes encontra-se em alguns segundos, às vezes ela demanda horas ou dias; não existe solução padrão; nada de receitas; é preciso estar pronto, como para o tênis. A realidade nos oferece uma tal abundância que devemos cortar ao vivo, simplificar, mas corta-se sempre o que é preciso cortar? É necessário alcançar, trabalhando, a consciência do que se faz. Algumas vezes, a gente tem a impressão de que tirou a fotografia mais forte e, contudo, continua a fotografar, sem poder prever com certeza como o evento continuará a desenvolver-se. Será preciso evitar metralhar, fotografar rápido e maquinalmente, sobrecarregar-se assim de esboços inúteis, que entulharão a memória e perturbarão a nitidez do conjunto'.
(Henri Cartier-Bresson)

'O imaginário segundo a natureza' é a primeira recopilação, em um único volume, dos textos mais significativos de Cartier-Bresson (Chanteloup, 1908), entre eles “O instante decisivo” e “Os europeus”. Também inclui artigos que destilam com a mesma intensidade e imediatidade visual suas viagens a Moscou e China, ou os que dedica a seus amigos André Breton, Alberto Giacometti ou Jean Renoir.

Fotografia

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on 14/12/23


O livro tem uma coletânea de matérias e textos muito legais sobre as referências, conhecimentos e vivências desde que ela era estudante de artes visuais até a fundação do jornal e as fotos que ele tirou ao longo da vida. Relata que ele foi convidado a visitar a União Soviética, China e Cuba, em diversos períodos, e comenta que a visão que ele tinha dos países era bem diferente da vida de pessoas simples da região. Comenta sobre a vivência dele com outros artistas e os gostos e costume... leia mais

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João gregorio
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Alair R
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