O Império da Incoerência

O Império da Incoerência Michael Mann


Compartilhe


O Império da Incoerência


A natureza do poder americano




Ao dissecar dados sobre os recursos econômicos, políticos, militares e ideológicos acessíveis aos Estados Unidos, o sociólogo Michael Mann expõe a assimetria e a desigualdade entrincheiradas na dinâmica de um "império incoerente", que cronifica a desordem mundial. Com este trabalho argumenta que "o novo imperialismo americano" é na verdade pouco mais que um novo militarismo, e analisa como o agigantamento militar dos Estados Unidos tem servido mais à devastação que à pacificação de nações.

Segundo a perspectiva exposta em "O Império da Incoerência", a estratégia de Washington demonstra uma "esquizofrenia política". Essa tendência seria manifestada na cisão entre o multilateralismo e o unilateralismo, sobreposta a uma efetiva falta de habilidade em administrar regiões estrangeiras ou controlar seus supostos Estados aliados ou colaboradores. Considera inconsistentes os fundamentos econômicos e ideológicos dessa política externa, cuja estratégia é intervir em países frágeis do Terceiro Mundo, exercendo poder, mas não autoridade. O autor sustenta que os líderes norte-americanos colocam-se como condutores da economia global, mas não conseguem dominá-la, e impelem países mais pobres a um impopular e improdutivo neoliberalismo.

História Geral

Edições (1)

ver mais
O Império da Incoerência

Similares

(8) ver mais
Como os países ricos ficaram ricos ... e por que os países pobres continuam pobres
Legado de Cinzas
A Era da Ambição
Fascistas

Estatísticas

Desejam11
Trocam1
Avaliações 4.1 / 11
5
ranking 18
18%
4
ranking 82
82%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

56%

44%

Valverde
cadastrou em:
20/07/2009 14:28:59

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR