O império do ouro vermelho

O império do ouro vermelho Jean-Baptiste Malet


Compartilhe


O império do ouro vermelho


A história secreta de uma mercadoria universal




O que você come quando abre uma lata de concentrado, coloca ketchup no prato ou corta uma pizza? Tomates industriais. Processados em fábricas, embalados em barris de concentrado, eles circulam de um continente para outro. Toda a humanidade os consome, mas ninguém os vê.

Onde, como e por quem esses tomates são cultivados e colhidos? Buscando as respostas para essas perguntas, Jean-Baptiste Malet viajou dos confins da China à Itália, da Califórnia ao Gana, em uma investigação única e original que durou dois anos. Conheceu comerciantes, colhedores, empreiteiros, camponeses, geneticistas, fabricantes de máquinas, um “general” chinês e até mesmo integrantes da máfia para comprovar que o tomate, mais que apenas uma matéria-prima, é uma síntese da economia mundial.

O império do ouro vermelho nos fala sobre o capitalismo globalizado. Esta é a história secreta de uma mercadoria universal.

Negócios e Empreendedorismo

Edições (1)

ver mais
O império do ouro vermelho

Similares

(5) ver mais
50 Plantas que Mudaram o Rumo da História
Plantas alimentícias não convencionais (PANCs)
Anonymus Gourmet em: Histórias de Cama & Mesa
Tomate

Resenhas para O império do ouro vermelho (1)

ver mais
3 weeks, 6 days ago


Confesso a vocês, que quando comecei a ler esse livro não imaginava que iria gostar tanto de saber sobre plantio e processamento de tomates. Mas logo de cara me vi envolvida no imenso universo das grandes corporações que lucram bilhões com esse produto, que para muito e algo comum. Jean- Baptiste, narra a trajetória do tomate, desde seu plantio em fazendas de pequeno e médio porte, passando pela colheita feita por trabalhadores temporários, até chegar as fabricas onde o produto vai ... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.8 / 2
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

45%

55%

cinthia
cadastrou em:
09/06/2019 19:24:17