O Jardim dos Finzi-Contini

O Jardim dos Finzi-Contini Giorgio Bassani


Compartilhe


O Jardim dos Finzi-Contini (Grandes Traduções)





Às vésperas da Segunda Guerra Mundial, enquanto o nazismo e o fascismo avançavam pela Europa, a aristocrática família Finzi-Contini insiste em tentar ignorar o crescente preconceito contra os judeus. Os irmãos Alberto e Micòl continuam protelando a formatura: ocupam o tempo realizando competições de tênis com os amigos na quadra de sua bela casa; os pais, por sua vez, fingem não notar o avanço da doença de Alberto, que enfraquece a cada dia.

O destino trágico da família é relatado por Bassani já no início do romance: Alberto falece em 1942; Micòl e os outros são deportados para a Alemanha e mortos em um campo de concentração nazista. A propriedade dos Finzi-Contini, incluindo o jardim, permanece, mesmo degradada pelo tempo e pela falta de cuidado, como um símbolo concreto das lembranças do narrador.

O protagonista se apaixona por Micòl; e é nesse momento que o personagem parece agir ao mesmo modo cego dos Finzi-Contini, deixando-se levar por ilusões, freqüentemente enganando-se e fingindo não ver a realidade. Micòl aparece aos olhos do leitor como um misto de espontaneidade, mistério e beleza: suas atitudes demonstram um amor pela vida e ao mesmo tempo uma adoração do passado, tal qual o narrador. Suas ações, repentinas e surpreendentes, compõem uma personalidade única e encantadora.

Romance autobiográfico de Giorgio Bassani, O JARDIM DOS FINZI-CONTINI narra os momentos de convivência do autor com a família, seja apenas observando-os de longe no Templo judaico, ainda quando criança, seja freqüentando, já mais velho, a casa que tanto o encantava. (site editora)

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (7)

ver mais
O Jardim dos Finzi-Contini
The Garden of the Finzi-Continis
The Garden of the Finzi-Continis
O jardim dos Finzi-Contini

Similares

(15) ver mais
O Belo Antonio
A Romana
A Pele
À Italiana

Resenhas para O Jardim dos Finzi-Contini (4)

ver mais
O Jardim dos Finzi-Contini - Giorgio Bassani
on 1/12/14


O que existe na literatura de livros com o tema uma caso de amor que eu vivi que me marcou pelo resto da vida não está escrito, ou melhor está sim e as pencas, e por mais que o amor seja lindo, em muitos casos das narrativas deste gênero ele não é o suficiente para sustentar toda uma trama completamente interessante e madura. Então qual a justificativa apara eu ter escolhido como leitura O Jardim dos Fizi-Contini, que é um livro que trata deste mesmo tema? Simples; o fato de eu querer... leia mais

Estatísticas

Desejam20
Trocam5
Avaliações 3.6 / 49
5
ranking 31
31%
4
ranking 22
22%
3
ranking 29
29%
2
ranking 18
18%
1
ranking 0
0%

39%

61%

caique
cadastrou em:
29/08/2009 10:12:00
Cioran E.
editou em:
04/03/2018 17:55:55