O jogo da dissimulação

O jogo da dissimulação Wlamyra R. Albuquerque


Compartilhe


O jogo da dissimulação


Abolição e cidadania negra no Brasil




Uma mulata forra não aceita os galanteios de um homem branco e reage a pedradas; um grupo de africanos retorna ao Brasil para se dedicar ao comércio, mas é mandado de volta à África; um delegado de polícia fica aflito por ter de devolver uma escrava "quase branca" ao seu proprietário; uma guarda de negros monarquistas ataca uma comitiva de republicanos em visita a Salvador; clubes carnavalescos de negros "inventam a tradição" e trazem para a rua imagens divergentes de uma África que não conhecem de perto.

Com esse mosaico de episódios sem conexão direta entre si, narrados com sabor e sabedoria, a historiadora Wlamyra Albuquerque mergulha em documentos das três últimas décadas do século XIX para mostrar como o longo processo da emancipação dos escravos no Brasil foi marcado por uma profunda racialização das relações sociais, levada a cabo por diferentes atores e instituições, desde lideranças abolicionistas e republicanas até libertos africanos e adeptos do candomblé.

Num exercício historiográfico inteligente e sofisticado, a autora opera uma análise fina, que foge dos reducionismos comuns para dar consistência ao debate e abrir um amplo leque de informações e argumentos novos.

História / História do Brasil

Edições (1)

ver mais
O jogo da dissimulação

Similares

(21) ver mais
A Morte é uma festa
Retrato em branco e negro
Da Senzala à Colônia
Negritude - Usos e sentidos

Resenhas para O jogo da dissimulação (1)

ver mais
Escravidão, preconceito e cotas raciais
on 6/4/10


Temas tão atuais apesar de ter se passado mais de 100 anos desde a lei Áurea, nesse livro a autora demonstra que no Brasil esse tema sempre esteve presente e que somente com muita dissimulação ainda debatemos, avançamos e retrocedemos nos direitos humanos. excelente para entendemos nossas origens e entender porque no Brasil ninguém se diz racista e também não se assumi negro.... leia mais

Estatísticas

Desejam21
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.9 / 13
5
ranking 64
64%
4
ranking 29
29%
3
ranking 7
7%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

42%

58%

Luis Netto
cadastrou em:
28/04/2009 13:03:52
Jenifer
editou em:
26/05/2020 12:22:23