O Jogo das Sombras

O Jogo das Sombras Connie Zweig...


Compartilhe


O Jogo das Sombras


Iluminando o lado escuro da alma




Como transformar o nosso lado sombrio aquele que procuramos esconder em um aliado para uma vida melhor

Todos nós, sem exceção, temos aspectos da personalidade que não deixamos ninguém ver, inclusive nós mesmos a sombra. Nela estão os sentimentos proibidos, desejos secretos e mágoas recalcadas. Tentamos esconder o rancor, o ciúme, a inveja, a avareza, a luxúria, o ódio e a agressividade por vergonha ou constrangimento. Afinal, todos desejam apresentar ao mundo uma face pura, sem manchas por dentro e por fora. Mas volta e meia, nossos pontos negativos emergem abruptamente e sabotam nossas melhores intenções. Quando a sombra aparece no domínio público, líderes caem do pedestal, religiosos perdem o dom da graça, celebridades deixam seu status especial. No ambiente doméstico e no trabalho, quantas vezes já não assistimos a mãe normalmente gentil e carinhosa envergonhar e depreciar o filho, o marido fiel ter um caso secreto, o superior aproveitar-se de um crédito do subalterno, um amigo de confiança trair ?

Em O jogo das sombras, os psicoterapeutas Connie Zweig e Steve Wolf mostram que todos sofrem com as conseqüências da sombra, porque não está em nosso poder escolher quando ela se manifesta. Os autores combinam uma abordagem arquetípica utilizando mitos gregos e psicologia junguiana com exemplos de sua experiência de consultório para demonstrar como a sombra afeta cada aspecto de nossas vidas. Esses aspectos incluem relações entre pais/filhos e na família em geral, ligações românticas e casamento, amizades e relações profissionais.

Zweig e Wolf ajudam-nos a ver, entender, conviver, trabalhar e aprender com o nosso lado sombrio. De que modo? Individualmente, cada um pondo um fim ao comportamento de auto-sabotagem. No âmbito familiar, eliminando-se padrões doentios e procurando a reconciliação. Os casais devem evitar emoções negativas, diminuindo a possibilidade de uma crise, e romper o ciclo de brigas repetidas. Já os conflitos no local de trabalho podem ser resolvidos quando cada um compreender e aceitar o seu próprio lado escuro. De acordo com os terapeutas, que já ajudaram centenas de clientes a vislumbrar e compreender suas sombras, o objetivo não é eliminar o nosso lado sombrio, mas fazê-lo trabalhar a nosso favor e desse modo recuperar a energia, a vitalidade e a criatividade que lá estão adormecidas o ouro no lado escuro.

Psicologia

Edições (1)

ver mais
O Jogo das Sombras

Similares

(2) ver mais
Ao Encontro da Sombra
A sombra em nós

Resenhas para O Jogo das Sombras (1)

ver mais
O demônio não são os outros
on 17/3/21


Não gostar de alguém, de situações que te lembrem algo, repetir certos padrões em relacionamentos (desde a família, até amorosos), sabotar projetos de vida, tudo isso pode estar relacionado a nossa sombra. . No livro "O jogo das sombras", os autores nos convidam a adentrar no nosso lado escuro, mas não sozinhos. Eles nos conduzem com várias reflexões, para que assim, possamos iluminar, trazer à luz o que se achava escondido em nós, entendendo que o demônio não são os outros, mas coisas... leia mais

Estatísticas

Desejam11
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.8 / 14
5
ranking 79
79%
4
ranking 21
21%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

31%

69%

Availton
editou em:
12/01/2022 10:08:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR