O Jornalista e o Assassino

O Jornalista e o Assassino Janet Malcolm


Compartilhe


O Jornalista e o Assassino


Uma questão ética




Janet Malcolm, uma das mais importantes jornalistas americanas do século XX, escreveu oito livros, baseados em labirínticas reportagens publicadas na revista The New Yorker. Seu assunto pode ser o legado de escritores como Anton Tchekhov, Gertrude Stein e Sylvia Plath, a disputa pelo acesso aos arquivos de Freud ou processos judiciais que causaram comoção nos Estados Unidos, como em O jornalista e o assassino, em que narra a história de um médico, Jeffrey MacDonald, que, condenado pelo assassinato da esposa e das duas filhas, moveu um processo inaudito contra um jornalista que escrevera um livro sobre ele com base em entrevistas feitas durante o julgamento e na prisão. Colocando em pauta temas tão polêmicos quanto a ética do jornalismo e a liberdade de imprensa, o livro de Malcolm tornou-se um clássico instantâneo sobre a relação entre jornalismo e poder.
Lançado pela Companhia das Letras em 1990, O jornalista e o assassino inaugura, com posfácio de Otavio Frias Filho, as edições da Coleção Jornalismo Literário no selo Companhia de Bolso.

Edições (2)

ver mais
O Jornalista e o Assassino
O Jornalista e o Assassino

Similares

(11) ver mais
A Mulher Calada
A Luta
Stasilândia
Honra Teu Pai

Resenhas para O Jornalista e o Assassino (4)

ver mais
on 12/7/12


A reflexão presente no livro é bem importante e a tomada de posição da autoria, julgo, é correta. Há um limite aceitável para o jornalista trabalhar a fim de descrever um personagem, mas Joe McGinniss ultrapassou, em muito, esse limite. Isso, logicamente, não exime Jeff MacDonald, tampouco o faz um "coitadinho".... leia mais

Estatísticas

Desejam80
Trocam2
Avaliações 3.9 / 235
5
ranking 29
29%
4
ranking 40
40%
3
ranking 28
28%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

29%

71%

Arthur
cadastrou em:
13/04/2011 09:27:41