O Judeu

O Judeu Camilo Castelo Branco


Compartilhe


O Judeu


História da vida trágica de António José da Silva




Publicado em 1866, a obra “O Judeu” de Camilo Castelo Branco é um romance histórico de homenagem àquele que se tornou na figura representativa dos milhares de judeus portugueses que morreram pela Inquisição entre 1540 e 1794, em Portugal.

António José da Silva, a que a história apelidaria como “O Judeu”, nasceu no Rio de Janeiro em 1705, numa família de origem judaica erradicada no Brasil cujos membros se proclamavam como “cristãos novos”, ou seja judeus que tinham renegado à sua fé e convertido à ao cristianismo. Porém, em 1712, quando o jovem António José da Silva contava com apenas 7 anos, a comunidade de cristãos novos, na qual a sua família se inseria, foi vítima de perseguições e acusações de heresias. A sua mãe, Lourença Coutinho, foi acusada de manter e praticar a fé judaica secretamente e foi deportada para Lisboa para ser processada pela Inquisição. O seu pai, advogado e poeta João Mendes da Silva, partir para Portugal, levando o jovem António consigo, para estar próximo de sua mulher e graças à sua influência conseguiu salva-la da fogueira.

Biografia, Autobiografia, Memórias / História / Romance

Edições (1)

ver mais
O Judeu

Similares

(6) ver mais
Viver nos Tempos da Inquisição
VÍNCULOS DO FOGO
O Último Cabalista de Lisboa
O Último Cabalista de Lisboa

Resenhas para O Judeu (1)

ver mais
on 5/4/17


Uma leitura assaz agradável, em que pese o estilo arcaico da escrita e alguns erros de tipografia provavelmente oriundos do OCR. Mas a história é tão cativante que essas imperfeições, no conjunto da obra, ressaltam como meros detalhes. Eu mal ouvira falar de Antônio José da Silva a não ser como um dos exemplos (quiçá o exemplo paradigmático) da desumanidade da Inquisição. Mas encontrar a sua história completa, desde a tenra infância, desde aliás a própria história dos seus pais e sog... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.4 / 4
5
ranking 0
0%
4
ranking 50
50%
3
ranking 50
50%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

69%

31%

Adriana Ferraz
cadastrou em:
05/04/2017 05:47:32