O judeu mestiço

O judeu mestiço Frederico Veiga


Compartilhe


O judeu mestiço





O Judeu Mestiço é um retrato das incertezas e contradições da natureza humana.
Frederico Veiga estende no arco de um século ou mais os cenários da sua ficção e tece com muita habilidade os fios que juntam retalhos de tempos diferentes: uns ainda próximos, como os do golpe militar de 1964, que lhe marcaram a adolescência e a juventude e têm presença muito forte na história política do Brasil contemporâneo; outros já distantes, que ele não viveu mas certamente incorporou à sua memória afetiva e sentimental, tantas devem ser as fontes guardadas em papéis envelhecidos que lhe dão têmpera à sensibilidade, reveladoras da saga da borracha no rio Javari - o pedaço do território amazonense onde o Brasil faz fronteira com outros dois países amazônicos, o Peru e a Colômbia.
Talvez não por acaso a narrativa de Frederico Veiga exponha com tanta propriedade o peso das oscilações de mercado sobre a frágil estrutura da economia daquela região, em mais de cinco décadas contadas desde a quebra do monopólio do comércio da borracha produzida pelos seringais amazônicos , às vésperas da primeira guerra mundial.
É na tríplice fronteira que o autor modela a figura de Albert Klein - o judeu alsaciano que chega em 1909 como gerente de uma firma francesa que explorava o mercado da borracha nos países da Amazônia Continental e dez anos depois se estabelece por conta própria como seringalista no Javari e em outros afluentes do alto Solimões. em 1940, já idoso, Klein se torna pai de Ari, o personagem-título deste romance.
O Judeu mestiço é uma obra de ficção surpreendente. Densa de conteúdo humano, trata com forte dose de realismo os encontros e desencontros de sentimentos - os mais nobres e os mais degradados. Com a amargura e os desencantos de Ari, ferido com o ódio e a cobiça que não veem peias para a injustiça e lhe usurpam os direito de herança do pai, quando era ainda quase um menino, o autor constrói com mão de mestre o perfil contraditório do personagem central do seu primeiro romance.
Etelvina Garcia - Professora aposentada e historiadora amazonense.

Romance

Edições (1)

ver mais
O judeu mestiço

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 1.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 100
100%

50%

50%

Renato
cadastrou em:
15/12/2014 11:25:37

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR