O ladrão de orquídeas

O ladrão de orquídeas Susan Orlean


Compartilhe


O ladrão de orquídeas


Uma história real sobre beleza e obsessão




Beleza, obsessão e morte se misturam em O ladrão de orquídeas. Na Flórida, o excêntrico John Laroche acaba de ser processado por invadir uma área indígena em busca da raríssima orquídea-fantasma. A escritora Susan Orlean mergulhou, literalmente, no lamacento e muitas vezes perigoso mercado das plantas raras para escrever esta história verídica. Investigou cada passo da vida de Laroche. Entrevistou autoridades, contrabandistas, proprietários de hortos, ladrões, andarilhos, e conversou com orquidófilos, que pagam pequenas fortunas por cada nova espécie de orquídea.



Tudo começa quando Laroche convence a tribo seminole, do Sul da Flórida, a contratá-lo para a montagem de um horto e de um laboratório. Uma iniciativa que encobre o verdadeiro desejo de Laroche: clonar em laboratório a selvagem Polyradicion lindenii, a delicada e rara orquídea-fantasma, que cresce em um único pântano dos Estados Unidos, área de proteção ambiental de onde é proibido retirar qualquer espécie viva. Apoiado na extravagante teoria de que não era ele que retirava orquídeas do pântano, mas sim os índios, Laroche monta uma estratégia de defesa em que os nativos, por estarem isentos dessa lei, não poderiam ser incriminados. Por conta disso, Laroche também seria inocente, já que estava a serviço da tribo.



A estratégia não deu certo e o caso teve grande repercussão nos EUA. Laroche e um grupo de seminoles foram presos em flagrante, acusados da retirada ilegal de plantas raras do interior do pântano. A partir daí, Laroche inicia uma polêmica judicial que envolveu ambientalistas, repórteres, juristas, advogados e promotores.



Enquanto relata as desventuras de Laroche pelos corredores da Justiça e pelas áreas inabitadas da Flórida, Susan Orlean também revela o fascinante mundo das orquídeas, que move bilhões de dólares por ano e até hoje leva à morte aventureiros em todas as latitudes. À beira do século XXI, ainda existem colecionadores que enfrentam doenças, animais perigosos e florestas impenetráveis em busca de espécies que podem custar até 25 mil dólares no mercado europeu ou norte-americano.



O livro é interessante tanto para os orquidófilos quanto para os leitores em busca de uma aventura envolvente e bem escrita. O ladrão de orquídeas está recheado de situações inusitadas e aventuras incríveis, vividas por homens e mulheres vítimas de uma rara e avassaladora paixão.


Edições (1)

ver mais
O ladrão de orquídeas

Similares

(1) ver mais
Parque Natural Municipal do Rio do Peixe

Vídeos O ladrão de orquídeas (1)

ver mais
Adaptação - Trailer

Adaptação - Trailer


Estatísticas

Desejam10
Trocam2
Avaliações 3.3 / 6
5
ranking 0
0%
4
ranking 67
67%
3
ranking 0
0%
2
ranking 33
33%
1
ranking 0
0%

38%

63%

Vivian Tonglet
cadastrou em:
26/02/2009 00:40:57

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR