O mágico de verdade

O mágico de verdade Gustavo Bernardo


Compartilhe


O mágico de verdade





Pergunte a uma criança o que é um mágico e ela provavelmente dirá que é alguém que sabe fazer coisas inexplicáveis; pergunte a um adolescente e ele dirá que é alguém que sabe fazer truques. Em O mágico de verdade, o escritor, ensaísta e professor universitário Gustavo Bernardo "brinca" com o fascinante conceito de ilusionismo para questionar a realidade que vivemos hoje, levando reflexões aprofundadas para o público jovem através de uma narrativa ficcional.



O livro de Gustavo Bernardo, todo em diálogos, reproduz um programa de auditório semanal em que a platéia e os telespectadores são desafiados a descobrir os "truques" de um mágico em troca de um prêmio de um milhão de reais. Um apresentador falastrão conduz a narrativa e arrasta o leitor-telespectador de um bloco a outro do programa, sem perder o fôlego. Logo de início, percebe-se que o escritor faz uma crítica à sociedade do espetáculo e ao automatismo do pensamento, ou mesmo à ausência dele, no mundo atual.



A tensão aumenta a cada domingo. A cada novo programa, o público se surpreende com uma mágica mais inacreditável que a outra. Audiência recorde, anúncios milionários, contratos com redes de televisão do exterior. O show é um sucesso. O misterioso mágico de verdade consegue até fazer a estátua do Corcovado se transformar num Cristo Redentor sentado à maneira do famoso O pensador, de Auguste Rodin. Porém, as coisas começam a sair do controle - e os patrocinadores ficam assustados -, já que o tal mágico desafia bem mais do que a simples curiosidade da platéia em relação a seus feitos extraordinários.



Por trás de todas as suas mágicas incríveis há sempre uma reflexão que se impõe aos participantes do show e à realidade tal qual a conhecemos. Ao contrário do ilusionismo divertido dos mágicos comuns, as realizações do mágico de verdade incomodam. Elas disseminam a dúvida, o questionamento, a incerteza. Elas são, enfim, uma "alfinetada" na consciência crítica daqueles personagens e, conseqüentemente, dos leitores.




Edições (1)

ver mais
O mágico de verdade

Similares

(2) ver mais
MONTE VERITA
Nanook

Resenhas para O mágico de verdade (4)

ver mais
O mágico de verdade
on 16/4/10


Um ótimo do livro, do escritos Gustavo Bernardes, do qual nunca havia ouvido falar. Me interessei pelo livro por se tratar de mágica, que eu adoro. Mas fiquei bem surpreendida pela originalidade da história e do personagem em si.... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam2
Avaliações 3.7 / 62
5
ranking 26
26%
4
ranking 29
29%
3
ranking 37
37%
2
ranking 6
6%
1
ranking 2
2%

42%

58%

Paulo
cadastrou em:
14/10/2009 15:04:52